Garantia de benefícios e regularização obrigatória
Da Redação
Brasília, 11 de dezembro de 2023 – O Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal (Iprev-DF) está convocando aposentados e pensionistas nascidos no mês de dezembro para realizarem a prova de vida. Aqueles que não fizerem a comprovação no mês de aniversário serão notificados por correspondência e e-mail, tendo um prazo de 30 dias para regularizar sua situação. O não cumprimento pode resultar na suspensão do pagamento do benefício.
De acordo com levantamento do instituto, 8.563 beneficiários (aposentados e pensionistas) nascidos entre janeiro e novembro ainda não realizaram a prova de vida e devem regularizar sua situação junto à previdência do DF.
A prova de vida é um procedimento anual necessário para a continuidade do recebimento dos benefícios pelos aposentados e pensionistas vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) dos órgãos/entidades do Governo do Distrito Federal (GDF). A comprovação pode ser feita presencialmente em agências do BRB ou por meio dos formatos descritos a seguir.
Aplicativo
Em parceria com o BRB, o Iprev-DF lançou em 2022 o aplicativo Prova de Vida GDF, disponível na App Store e no Google Play. “O aplicativo permite aos aposentados e pensionistas do DF realizar a prova de vida sem a necessidade de comparecer a uma agência do BRB no mês do aniversário”, explica Raquel Galvão, diretora-presidente do instituto.
Residentes no Brasil, fora do DF
Aqueles residentes no Brasil, mas fora do DF, devem enviar ao Iprev-DF a Declaração de Prova de Vida no mês correspondente. Declarações com reconhecimento de firma por semelhança não serão aceitas.
Visita domiciliar
Pedidos de visita domiciliar podem ser feitos por beneficiários com mais de 90 anos e aposentados/pensionistas residentes no DF impossibilitados de locomoção por doença grave comprovada por laudo médico. O agendamento deve ser solicitado pelo e-mail [email protected] com o atestado médico anexado.
Residentes no exterior
Aqueles que moram no exterior podem utilizar o aplicativo Prova de Vida GDF ou enviar correspondência. Residentes em locais com consulados ou representações diplomáticas podem encaminhar ao Iprev-DF declaração de comparecimento desses órgãos, além de documentos autenticados. Caso não haja consulado ou representação, é necessário preencher o Formulário Específico de Atestado de Vida disponível no site do Iprev-DF.
Internados e reclusos
Para os internados, é necessário apresentar declaração/laudo médico de internação. Aqueles reclusos devem encaminhar ao Iprev-DF atestado ou Declaração de Permanência Carcerária.
Para mais informações, o Iprev-DF disponibiliza o e-mail [email protected] e o telefone (61) 3105-3446.