Visita de conselhos profissionais e da Câmara Legislativa busca entender dificuldades de atendimento e propor melhorias
Brasília, 1 de outubro de 2024 – Nesta segunda-feira, o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) recebeu uma inspeção por integrantes dos Conselhos Regionais de Medicina (CRM-DF), Farmácia (CRF-DF), Enfermagem (Coren-DF) e da Comissão de Saúde, Educação e Cultura da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). A vistoria ocorreu nas principais áreas de urgência e emergência, incluindo os prontos-socorros adulto e infantil, além do centro obstétrico da unidade.
O médico fiscal do CRM-DF, Natanael Sousa de Abreu, que liderou a visita, explicou que o objetivo da fiscalização é identificar dificuldades relacionadas à demanda, mão de obra e estrutura nas unidades de saúde. “Queremos entender como essas questões se inter-relacionam em toda a rede de saúde, abrangendo hospitais regionais, UPAs e UBSs, para elaborar um panorama técnico a ser enviado a órgãos como o Tribunal de Contas da União (TCU), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério Público Federal (MPF),” disse Abreu.
A intenção é também subsidiar a Câmara Legislativa com informações que possam direcionar melhor os investimentos públicos, além de promover melhorias no atendimento à população. Durante a inspeção, os conselheiros observaram de perto o funcionamento dos setores de pediatria, clínica médica, ortopedia, clínica cirúrgica e o centro obstétrico, questionando a equipe sobre a quantidade de leitos, pacientes internados e a escala médica.
A superintendente do HRSM, Eliane Abreu, considerou a visita positiva e reforçou a importância da transparência com os órgãos de fiscalização. “Essas vistorias são essenciais para compreender o funcionamento do hospital, tanto em termos de produtividade quanto de desafios estruturais e assistenciais. É uma oportunidade para discutir o déficit de equipes e organização dos processos de trabalho”, destacou.
A visita faz parte de um esforço conjunto dos conselhos de saúde para melhorar as condições de trabalho e a qualidade do atendimento nas unidades do Distrito Federal, promovendo maior eficiência e segurança para os profissionais e pacientes.