' Inscrições abertas para Educação de Jovens e Adultos (EJA) no DF – INFFORMA – Informação é tudo!

Inscrições abertas para Educação de Jovens e Adultos (EJA) no DF

COMPARTILHAR

(Fotos: Geovana Albuquerque/ Agência Brasília)

Modalidade oferece segunda chance para quem não concluiu os estudos; inscrições até 7 de julho

Brasília, 25 de junho de 2024 – Para algumas pessoas, a educação formal é como uma corrida com obstáculos, onde alguns desafios podem parecer impossíveis de superar, levando muitos a desistirem. No entanto, sempre há tempo para voltar e alcançar a linha de chegada. Esse é exatamente o objetivo da Educação de Jovens e Adultos (EJA), cujas inscrições abrem nesta terça-feira (25). A EJA é voltada para aqueles que não concluíram os estudos ou nunca tiveram a oportunidade de estudar.

Os interessados podem se inscrever até 7 de julho pelo site da Secretaria de Educação do DF ou pelo telefone 156, opção 2. Durante a inscrição, o candidato deve informar o endereço residencial ou de trabalho para ser alocado na unidade de ensino mais próxima e indicar se prefere a modalidade presencial ou a distância.

O resultado das inscrições será divulgado em 19 de julho. Posteriormente, os estudantes terão de 22 a 26 de julho para efetivar a matrícula nas unidades de ensino, apresentando identidade, CPF, duas fotos 3×4, comprovante de residência e Declaração Provisória de Matrícula (Deprov) ou histórico escolar.

Atualmente, 100 escolas do Distrito Federal oferecem a EJA. “Nossa oferta é descentralizada para alcançar todas as regiões”, destaca Lilian Sena, diretora da Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação.

O atual período de inscrições é uma das duas janelas anuais usadas para fortalecer a oferta, explica Lilian Sena. No entanto, as matrículas na modalidade podem ser feitas a qualquer momento. Além disso, pessoas sem histórico escolar também podem ser atendidas. “Às vezes, a pessoa está há muitos anos sem estudar e não tem mais o documento escolar. Isso não é impedimento para a matrícula. Ela chega lá e aplicamos um diagnóstico”, esclarece a diretora.

A única restrição é a idade mínima. A EJA é dividida em três segmentos: os dois primeiros correspondem ao ensino fundamental e são destinados a maiores de 15 anos, enquanto o terceiro, equivalente ao ensino médio, é exclusivo para maiores de 18 anos. Atendendo a este critério, as portas estão abertas. “Conseguimos atender todo mundo”, reforça Lilian Sena.

Atualmente, quase 30 mil estudantes estão matriculados na EJA. Entre eles está Elzenir da Silva Gonçalves, de 52 anos, aluna do Centro Educacional 2 de Taguatinga. Ela afirma que a modalidade “trouxe um novo sentido” à sua vida.

“Como dona de casa, muitas vezes nos sentimos invisíveis e desvalorizadas. A possibilidade de estudar mostra que somos capazes de muito mais do que imaginamos. Esse programa é um testemunho de que, independentemente da idade ou das circunstâncias, sempre há tempo para crescer, evoluir e alcançar novos horizontes”, compartilha Elzenir.

COMPARTILHAR

Leia tambem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *