Coletivos modernos irão atender regiões como Guará, Águas Claras, Taguatinga e Ceilândia, beneficiando 141 mil passageiros
Brasília, 29 de agosto de 2024 – Nesta quinta-feira (29), o governador Ibaneis Rocha entregou 78 novos ônibus que irão operar em diversas linhas do Distrito Federal, abrangendo áreas como Guará, Park Way, Arniqueira, Águas Claras, Taguatinga (ao sul da Avenida Hélio Prates) e Ceilândia. Esses veículos beneficiarão diretamente cerca de 141 mil passageiros.
Os novos ônibus, operados pela Viação Marechal, são zero-quilômetro, equipados com ar-condicionado, elevadores para pessoas com deficiência e motores Euro 6, que são menos poluentes. Além disso, possuem o moderno validador V6, que permite o pagamento das passagens por meios eletrônicos, como cartões de transporte, débito e crédito.
Durante a cerimônia de entrega, realizada na Asa Sul, onde os ônibus foram expostos, o governador destacou as melhorias no transporte público, enfatizando que as novas aquisições complementam as obras de infraestrutura em andamento, como a construção de viadutos e corredores de ônibus. “Estamos renovando toda a frota com ônibus modernos e confortáveis para a população, garantindo uma melhor qualidade de vida e diminuindo o tempo de deslocamento”, afirmou Ibaneis Rocha.
A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) tem como meta renovar 3 mil ônibus até o final do ano, dos quais mais de 2,7 mil já foram substituídos. Com isso, o DF se consolida como a região com a frota mais nova e menos poluente do país. “Temos a frota menos poluente e mais moderna do Brasil, com mais de mil veículos padrão Euro 6, que emitem menos poluentes”, ressaltou o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves.
Para Lázaro Lima, motorista há 43 anos, os novos ônibus representam um avanço significativo. “Este ônibus é 100%. Totalmente diferente dos outros. Só o ar-condicionado já faz os passageiros amarem. Eles comentam ‘que ônibus geladinho, muito bom, nesse calor é ótimo’”, disse ele, destacando o conforto e a modernidade dos novos veículos.
A renovação contínua da frota, iniciada em 2019, garante que os veículos não ultrapassem o prazo de sete anos de circulação, ou 10 anos para articulados e padrons. Atualmente, a média de idade da frota é de apenas três anos e meio, a mais nova do país, reforçando o compromisso do governo do DF com a qualidade e a sustentabilidade no transporte público.