Readequações no sistema de gerenciamento do ambulatório reduzem pela metade o tempo de permanência dos pacientes
Brasília, 14 de novembro de 2024 – O Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) conseguiu reduzir o tempo médio de permanência dos pacientes no ambulatório de 1h30 para 45 minutos, graças a mudanças no sistema de gerenciamento de atendimentos. O chefe de Tecnologia da Informação do hospital, Vinícius Mota, explica que a reestruturação, iniciada em setembro, já gerou uma redução de 56 horas nos dois últimos meses. “Separar alguns serviços foi essencial para acelerar o atendimento, e já vemos excelentes resultados”, afirma.

Para agilizar o fluxo, os pacientes recebem uma ligação com a data da consulta aproximadamente 15 dias antes e, um dia antes, uma nova ligação para confirmação. No dia marcado, os pacientes são atendidos em horários pré-determinados, organizados em blocos de atendimento para cada especialidade, em intervalos de uma hora (às 7h, 8h e 9h pela manhã, e às 13h, 14h e 15h à tarde), o que permite uma melhor organização do espaço e evita aglomerações.
“A organização por blocos diminui a superlotação e atende aos critérios de prioridade”, explica Raiane Alves, gerente de Cuidados Ambulatoriais do HRSM.
Além disso, o hospital implementou uma agenda virtual e uma sala de regulação ambulatorial para otimizar a experiência dos pacientes. Após cada consulta, o retorno é agendado imediatamente, e os pacientes aguardam em casa a confirmação da data, conforme o critério do médico, evitando a necessidade de novas idas ao hospital apenas para agendar.