' Hospital Materno Infantil de Brasília destaca-se em reprodução assistida e atendimento de alto nível – INFFORMA – Informação é tudo!

Hospital Materno Infantil de Brasília destaca-se em reprodução assistida e atendimento de alto nível

COMPARTILHAR

(Foto: Sandro Araújo)

Unidade oferece procedimentos gratuitos via Centro de Ensino e Pesquisa em reprodução assistida

Da Redação

Brasília, 20 de janeiro de 2024 – O Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) se destaca como referência em gestação de alto risco, atendimento à mulher e à criança, e reprodução humana assistida. Credenciado pela Rede Latino-Americana de Reprodução Humana, o Hmib recebeu reconhecimento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por oferecer um serviço de alto padrão.

Durante o ano de 2023, o Hmib realizou diversos procedimentos na área de reprodução assistida, incluindo 55 transferências de embrião congelado, 148 captações de óvulos para fertilização in vitro, 38 inseminações intrauterinas e 27 procedimentos de congelamento seminal. Vale ressaltar que o hospital é um dos poucos no Brasil a disponibilizar esses procedimentos de forma gratuita, por meio do Centro de Ensino e Pesquisa em Reprodução Assistida (Cepra).

Os tratamentos de reprodução assistida ocorrem por meio de consultas agendadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de referência. A equipe de Saúde da Família (eSF) encaminha os pacientes para consultas com ginecologistas e, posteriormente, com profissionais de outras especialidades. Após essas etapas, ocorre a indicação à Unidade de Reprodução Humana do Hmib.

Os pacientes são inscritos na lista de espera a partir da primeira consulta ou do retorno, após a apresentação dos resultados de exames. Os dois tipos de tratamentos oferecidos são a inseminação intrauterina (IIU) e a fertilização in vitro (FIV), e atualmente, 337 usuários aguardam para realizar os procedimentos, com um tempo médio de espera de dois anos e seis meses.

Mariana Roller, referência técnica administrativa (RTA) de reprodução humana assistida, destaca que o Cepra oferece procedimentos de forma integral pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “No DF, temos um serviço de reprodução assistida que permite que os casais tenham seus direitos garantidos e sejam acolhidos por uma equipe altamente especializada e completa”, ressalta.

Além dos procedimentos de reprodução assistida, o Hmib oferece atendimento de excelência em diversas áreas, como ginecologia e obstetrícia de emergência, medicina fetal, uroginecologia, psiquiatria perinatal, unidade de prevenção e assistência às vítimas de violência, cuidados paliativos perinatais e endoscopia ginecológica.

Paula Balduino, diretora-geral substituta do hospital, destaca que o Hmib é uma referência em pediatria e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal. A unidade é reconhecida por procedimentos de destaque, como cirurgias intrauterinas para a correção de mielomeningocele (“espinha bífida”) e outros procedimentos intrauterinos.

O Hmib recebeu diversas certificações e prêmios, como o de Hospital Amigo da Criança e, em 2022, o prêmio Dr. Pinnotti, tornando-se também Hospital Amigo da Mulher. A unidade foi ouro no prêmio Contratualiza SES-DF 2022, reconhecendo o bom desempenho nas regiões de Saúde e nas unidades de referência distrital (URDs).

Para acesso ao atendimento na emergência pediátrica ou na ginecologia obstetrícia do Hmib, os pacientes devem se dirigir ao local e passar pela triagem. Os ambulatórios são regulados, e os usuários precisam comparecer a uma UBS de referência para serem encaminhados.

COMPARTILHAR

Leia tambem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *