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Hospital de Base bate recorde de cirurgias em maio

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Com apoio do Projeto Lean e gestão estratégica, unidade do DF alcança maior número mensal de cirurgias da história e reforça compromisso com eficiência e qualidade

Brasília, 6 de junho de 2025 – O Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) atingiu um marco histórico em maio: foram 1.294 cirurgias realizadas, o maior número mensal já registrado pela unidade. O feito consolida o hospital, administrado pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IgesDF), como referência em produtividade e atendimento cirúrgico de alta qualidade.

O Hospital de Base bateu recorde de cirurgias em maio: foram 1.294 pessoas operadas, o maior número mensal já registrado pela unidade | Fotos: Alberto Ruy/IgesDF

“Esse recorde é resultado de um trabalho coletivo e de gestão estratégica. Com o apoio fundamental do Projeto Lean, a recomposição das equipes e o pleno funcionamento das salas cirúrgicas, mostramos que eficiência e qualidade são nossas prioridades”, afirmou o presidente do IgesDF, Cleber Monteiro.

Entre os beneficiados está Maria Edite Sales Oliveira, que passou por uma histerectomia e comemorava a expectativa de alta dois dias após o procedimento. “Queria agradecer a todos os médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e demais profissionais que me atenderam. Foram muito atenciosos e cuidadosos comigo. Estou muito feliz”, relatou.

De janeiro a maio deste ano, o HBDF já contabilizou 6.273 cirurgias, uma média superior a 1.250 procedimentos por mês. O número representa uma sequência de crescimento consistente: foram 10.452 cirurgias em 2022, número que subiu para 11.581 em 2023, um aumento de 21,5%. Em 2024, o melhor desempenho havia sido em outubro, com 1.291 cirurgias.

A eficiência é impulsionada por iniciativas como o Projeto Lean, implantado em 2023 para reorganizar a rotina do centro cirúrgico. A proposta é otimizar os fluxos, reduzir cancelamentos, aumentar o número de procedimentos e garantir pontualidade nas cirurgias, que devem iniciar entre 7h e 7h30.

“Temos trabalhado com foco na eficiência, e o Projeto Lean tem sido fundamental nesse processo”, explicou o gerente de Serviços Cirúrgicos, Danillo Almeida de Carvalho. “Com ele, conseguimos organizar melhor os fluxos, reduzir cancelamentos e garantir mais rigor no cumprimento dos horários.”

Outro diferencial é o funcionamento rotativo das salas cirúrgicas, que permite iniciar rapidamente uma nova cirurgia assim que outra é concluída. “Isso permite agilidade no atendimento de urgências e otimização do uso dos espaços”, destacou a coordenadora do Centro Cirúrgico, Nadja Glória.

A recomposição das equipes, o funcionamento total das salas e a regularização do fornecimento de medicamentos e insumos também foram fatores decisivos para o aumento da produtividade no hospital.

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