' Grande ação no combate à dengue em Samambaia mobiliza 600 profissionais – INFFORMA – Informação é tudo!

Grande ação no combate à dengue em Samambaia mobiliza 600 profissionais

COMPARTILHAR

(Foto: Joel Rodrigues)

Evento contou com a presença do governador Ibaneis Rocha e inaugurou tendas de acolhimento na cidade

Da Redação

Brasília, 20 de janeiro de 2024 – Neste sábado (20), a força-tarefa de combate à dengue realizou uma extensa ação em Samambaia, marcando mais uma edição do Dia D de enfrentamento à doença. Aproximadamente 600 profissionais, com a presença do governador Ibaneis Rocha, acolheram e percorreram a cidade para orientar a população, aplicar inseticidas em locais estratégicos e combater focos do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.

O evento também marcou a inauguração das tendas de acolhimento, responsáveis por realizar a hidratação e informar a população sobre a importância do combate à dengue. Além disso, foram realizadas vistorias domiciliares, atividades educativas e aplicações do fumacê com sete carros percorrendo endereços estratégicos. O ponto de partida foi a administração regional, onde foi instalada uma das nove tendas para atendimento aos moradores do Distrito Federal.

O governador Ibaneis Rocha destacou a importância do Dia D diante do aumento no número de casos de dengue. Ele ressaltou a necessidade de evitar o falecimento das pessoas e a importância da conscientização da população para combater a dengue.

As tendas de acolhimento estão destinadas ao atendimento de pacientes com sintomas leves, operando diariamente das 7h às 19h, inicialmente por 45 dias, podendo ser prorrogadas. Outras regiões administrativas com alta incidência de casos prováveis também receberão as tendas: Sol Nascente, Brazlândia, Taguatinga, Santa Maria, Recanto das Emas, São Sebastião, Estrutural e Sobradinho.

A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, destacou o horário ampliado em parte das unidades básicas de saúde (UBSs) e unidades de pronto atendimento (UPAs) para atendimento aos casos leves e graves, respectivamente.

O cenário atual revela um aumento de 435% nos casos prováveis da doença no DF, com 7.782 casos suspeitos, em comparação a 2023, quando foram registrados 1.370 casos prováveis. Samambaia apresenta-se como a segunda cidade com mais casos este ano, totalizando 521, um aumento de 448,4% em relação a 2023.

A ação contou com forte caráter educativo, informando aos moradores sobre a importância de cuidar de seus terrenos e estar atento a áreas sombreadas e recipientes que podem conter focos do mosquito Aedes aegypti. A força-tarefa reuniu agentes comunitários de saúde, agentes de vigilância ambiental, bombeiros militares, profissionais da Atenção Primária à Saúde, entre outros servidores.

Exames e avaliações, como o teste rápido NS1 para a dengue, foram realizados no local, e foram oferecidas vacinas de covid-19 e outras vacinas de rotina para todas as idades. O subsecretário de Vigilância em Saúde, Divino Valero Martins, enfatizou que o trabalho deve ser realizado em parceria com a população, sendo a ação um esforço conjunto para o enfrentamento da dengue no Distrito Federal.

COMPARTILHAR

Leia tambem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *