Um marco histórico que transforma o esporte local e comunitário
Da Redação
Brasília, 10 de dezembro de 2023 – O Ginásio Poliesportivo do Cruzeiro é um ponto emblemático para as Regiões Administrativas do Distrito Federal. Desde sua inauguração em 2003, tornou-se referência no fomento e incentivo ao esporte na capital do país. Já foi palco para uma gama diversificada de modalidades esportivas, incluindo vôlei, futsal, jiu-jitsu e até cheerleading.
O equipamento público foi uma das mais antigas reivindicações dos cruzeirenses, e sua finalização representou a concretização de um anseio antigo, segundo o historiador Rafael Fernandes no livro “Cruzeiro: retratos de sua história”, entregue às vésperas do aniversário de 44 anos da região administrativa.
Para Gildo Seixas, presidente do Sambola Esporte e Cultura, o ginásio é o coração do esporte no Cruzeiro. Ele enfatiza que antes da sua construção, não havia um local coberto para a prática esportiva na região. O espaço trouxe não apenas comodidade, mas também sediou grandes eventos esportivos, desde Jogos Escolares a campeonatos internacionais como a Superliga Masculina de Vôlei e a Taça Brasil de Cheerleading.
Gustavo Aires, administrador regional do Cruzeiro, relembra a época em que frequentava o ginásio para participar de torneios esportivos e agora pretende incentivar seu filho a praticar esportes.
Francisco Pires Teixeira, ex-administrador regional do Cruzeiro, se sente realizado por ter presenciado a entrega do ginásio durante seu mandato, afirmando ter cumprido seu dever ao ver o espaço bem cuidado e servindo à comunidade.
O ginásio ocupa mais de 3 mil m² e tem capacidade para abrigar cerca de mil pessoas sentadas. Sua estrutura em concreto armado, com cobertura de aço pré-pintada, cria um ambiente imponente. O local se assemelha a um céu com suas cores claras e azuis, onde pardais domésticos, uma espécie de pássaro, voam ou se reúnem nas arquibancadas e teto. O espaço abriga uma quadra central, placar eletrônico e quatro mezaninos nas extremidades.
Além das quadras, o estacionamento do ginásio é palco frequente de eventos sociais e culturais, como a tradicional Festa da Divisa, que atraiu duas mil pessoas durante três dias de apresentações e comidas típicas este ano.
A comunidade cruzeirense mantém-se fiel às festividades locais, enaltecendo a importância do ginásio como um espaço para o esporte, lazer e celebração na região.