Mais de 50 técnicos atuam na solução do rompimento de adutora e estabilização do solo no Trecho 3
Brasília, 11 de outubro de 2024 — Equipes técnicas do Governo do Distrito Federal (GDF) se mobilizaram nesta sexta-feira para reparar uma adutora rompida no Trecho 3 do Sol Nascente/Pôr do Sol. Mais de 50 profissionais de diversas pastas, incluindo a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), a Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF) e a administração regional, trabalham para resolver o problema que interrompeu o abastecimento de água e o tráfego na região.
O rompimento da adutora provocou um vazamento que encharcou o solo, exigindo a retirada de material úmido e a compactação com terra seca. “Assim que ocorreu o incidente, acionamos a Caesb e a empresa responsável pela pavimentação para auxiliar nos reparos”, explicou o secretário de Obras, Valter Casimiro.
Para garantir a segurança das interligações da adutora, o fornecimento de água foi temporariamente suspenso para os moradores e comércios locais, além de ser necessário fechar a avenida principal em frente ao supermercado Trem Bão. “A prioridade é solucionar o problema tanto do abastecimento quanto do trânsito para que a população volte à normalidade o mais rápido possível”, completou Casimiro.
Investimentos em infraestrutura no Sol Nascente
Desde que foi transformada em região administrativa, o Sol Nascente/Pôr do Sol vem recebendo diversos investimentos em infraestrutura. O GDF já destinou mais de R$ 58 milhões em saneamento básico, permitindo a instalação de 177 km de rede de água e 259 km de rede de esgoto. Esses investimentos beneficiaram mais de 23 mil residências com acesso a água potável e 17 mil com coleta de esgoto.
Na comunidade Fazendinha, que ainda não possui rede de água, a Caesb iniciou a construção de 4.100 metros de rede para atender 400 residências, beneficiando cerca de 1.600 pessoas. A expectativa é de que quase 100% dos moradores do Sol Nascente recebam água tratada em breve.
Além disso, a Caesb lançará até dezembro uma licitação para a construção de uma Estação Elevatória de Esgoto na Chácara 89, que permitirá a ativação de 400 novas ligações de esgoto e beneficiará mais de 1.200 moradores. “A companhia não apenas leva água, leva cidadania”, afirmou Sérgio Lemos, diretor de Engenharia da Caesb, destacando o impacto positivo dos investimentos na qualidade de vida da população local.