Operação coordenada pelo GDF contará com várias secretarias e órgãos, focando na população em situação de rua
Brasília, 10 de setembro de 2024 – O Governo do Distrito Federal (GDF) vai intensificar as ações de acolhimento e assistência às pessoas em situação de rua localizadas nas proximidades do Centro Pop da Asa Sul. A iniciativa faz parte do Plano de Ação para a Efetivação da Política Distrital para a População em Situação de Rua, coordenado pela Casa Civil do GDF.
A operação terá início às 9h desta quarta-feira (11) e contará com a participação de diversas secretarias, incluindo a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), Secretaria de Saúde (SES-DF), Secretaria de Educação (SEE-DF), Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF) e Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), além de órgãos como a DF Legal, Novacap, Codhab, SLU, Detran-DF, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e o Conselho Tutelar.
A DF Legal ficará responsável pelo desmonte das estruturas das pessoas que vivem nas ruas, transportando seus pertences para um local adequado indicado pelos próprios ocupantes. Caso não seja possível, os objetos serão encaminhados ao depósito da pasta, onde poderão ser retirados sem custo em até 60 dias. As pessoas em situação de rua terão a opção de ser direcionadas para atendimentos oferecidos pelas secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde e Trabalho.
As secretarias também já realizaram abordagens e levantamentos no local ao longo da semana, com o objetivo de mapear o perfil das pessoas a serem atendidas e identificar suas necessidades mais urgentes.