Acordo publicado nesta quinta (22) prevê capacitação de funcionários e campanha de sensibilização
Foi publicado nesta quinta-feira (22), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre o Governo do Distrito Federal (GDF) e o ParkShopping, voltado ao fortalecimento das políticas de prevenção e enfrentamento da violência contra meninas e mulheres. A iniciativa, articulada pelas secretarias de Segurança Pública (SSP-DF), de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) e da Mulher (SMDF), reforça o compromisso com a proteção das mulheres, uma das pautas prioritárias deste governo.
A parceria integra o projeto Empresa Responsável, Comunidade Mais Segura, da SSP-DF, e está alinhada ao programa Segurança Integral. A partir do ACT, o ParkShopping passa a adotar também o protocolo Por Todas Elas, voltado à capacitação de colaboradores e à implementação de práticas de acolhimento e orientação em casos de violência de gênero. Em março, o shopping recebeu o selo Parceiro da Segurança, concedido a instituições que se comprometem com ações permanentes de prevenção à violência e à criminalidade.
A iniciativa é um exemplo de como o setor privado pode colaborar de forma efetiva com as políticas públicas, como afirma o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar: “Este acordo reafirma o compromisso do GDF com a segurança e a igualdade de gênero, e também demonstra a sensibilidade do ParkShopping com essa pauta. Colaboradores já foram capacitados para atuar como multiplicadores na proteção das mulheres na primeira fase, e seguimos firmes nessa parceria”, destaca.
A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, ressaltou o papel transformador da iniciativa privada: “Hoje, o setor privado entende que também tem a responsabilidade de proteger as mulheres. Antigamente, esse tipo de discussão não acontecia em ambientes comerciais, mas, atualmente, percebemos que o marketing com propósito ganha espaço, mostrando que os negócios também devem gerar impacto positivo na sociedade. O protocolo Por Todas Elas é uma ferramenta fundamental nesse caminho, e a Sejus trabalha para preparar as equipes, garantindo que saibam como agir corretamente em situações de risco”.
Já a secretária da Mulher, Giselle Ferreira, reforçou a importância da informação e do apoio direto às mulheres em situação de violência: “Ao reconhecer os sinais da violência e saber onde buscar ajuda, as mulheres se fortalecem e rompem o ciclo de agressão. A parceria permite ampliar esse alcance”.
Campanha de prevenção
O próximo passo do projeto Empresa Responsável, Comunidade Mais Segura é a realização de uma campanha pública de prevenção à violência doméstica, que será desenvolvida em conjunto com as secretarias envolvidas. A proposta é ampliar o acesso à informação sobre os direitos das mulheres, os canais de denúncia e as formas de apoio disponíveis, utilizando, inclusive, espaços de grande circulação como o próprio ParkShopping.
“A violência contra a mulher pode acontecer em qualquer lugar, inclusive em espaços considerados seguros como os shoppings. Por isso, é fundamental reconhecermos que a prevenção precisa estar presente em todos os ambientes da nossa sociedade. Com ações simples, como a capacitação de funcionários para identificar sinais de violência e a implementação de protocolos de acolhimento, podemos transformar esses espaços em verdadeiros pontos de apoio às mulheres”, finaliza a subsecretária de Prevenção à Criminalidade, Regilene Siqueira.