Comunidade local usufrui de atendimentos sociais, de saúde e entretenimento em iniciativa inédita na região
Da Redação
Brasília, 16 de fevereiro de 2024 – A comunidade da Estrutural está mais próxima de serviços públicos essenciais com a chegada da 20ª edição do GDF Mais Perto do Cidadão, que pela primeira vez passa pela cidade. O projeto, em funcionamento nesta sexta-feira (16) até as 16h e no sábado (17) de 9h a 12h, proporciona à população local acesso a atendimentos na área social e de saúde, disponíveis no Centro de Juventude da Estrutural (AE 8, Praça Central).
A depiladora Caroline Rodrigues, 26, foi uma das que aproveitou a área de imunização para vacinar os três filhos, dois deles contra a Covid-19. “A vacina foi super tranquila, super rápida, a equipe é bem educada e paciente com as crianças. É bem mais tranquilo para a gente que fica fora de casa ter um lugar mais próximo para esses atendimentos, sem o trabalho de levar as crianças no ônibus, andando no meio da rua com um monte de carros”, explicou a mãe das crianças.
Após este sábado (17), serão realizadas três edições do GDF Mais Perto do Cidadão neste ano: Recanto das Emas, Vicente Pires e Cidade Estrutural. O programa já totaliza mais de 145 mil atendimentos à população em cerca de 12 meses, desde o início do programa em fevereiro de 2023. Além disso, o programa se unirá às ações do Dia D de combate à dengue, oferecendo atendimentos específicos de saúde nas estruturas montadas pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF).
“Todos os esforços no combate à dengue precisam ser feitos para sanarmos o elevado número de casos da doença na capital. O GDF Mais Perto do Cidadão está passando por diferentes regiões administrativas para que a população de cada uma delas possa se unir aos órgãos públicos na soma de esforços para resultados positivos. Desta vez, a Estrutural vai mostrar que está consciente nessa importante tarefa”, afirmou a secretária de Justiça e Cidadania do DF, Marcela Passamani.
Segundo o administrador regional Alceu Prestes de Mattos, atualmente, há mais de 50 mil moradores na Estrutural e a expectativa é que esta edição do projeto atenda, durante os dois dias, pelo menos 6 mil pessoas. “Esses atendimentos são sempre bem-vindos, por ser uma comunidade carente. Isso causa dificuldade para eles saírem daqui para procurar, então, é bom porque evita o deslocamento das pessoas”, observou.
A dona de casa Monaira Ferreira de Assis, 28, foi uma das atendidas na tenda do Na Hora. Próxima de casa e com os filhos, ela aproveitou para colocar as documentações em dia e buscar informações para a inscrição em programas sociais como o Prato Cheio. “O atendimento é rápido e traz muita facilidade para a gente”, comentou.
Além dos serviços do Na Hora, Defensoria Pública, Secretaria de Saúde e outros órgãos, também há entretenimento. A dona de casa Raiane de Sousa Assis, 24, estava com o pequeno Javi, de um 1 e 6 meses, aproveitando o teatrinho de conscientização no trânsito, proporcionado pelo Detran-DF. “Ele (Javi) pode não entender tanta coisa, mas com certeza está gostando. Estou dando uma olhada aqui, ali e para quem tem filho e mora longe do Plano Piloto é ótimo”, ressaltou.