' GDF inicia força-tarefa para recuperação do Sol Nascente após fortes chuvas – INFFORMA – Informação é tudo!

GDF inicia força-tarefa para recuperação do Sol Nascente após fortes chuvas

COMPARTILHAR

(Foto: Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília)

Governador Ibaneis Rocha visita famílias afetadas e determina medidas de emergência para a região

Brasília, 24 de novembro de 2024 – Após as chuvas intensas que atingiram o Sol Nascente/Pôr do Sol no sábado (23), o Governo do Distrito Federal (GDF) mobilizou uma força-tarefa para mapear as áreas afetadas e iniciar ações de recuperação. O governador Ibaneis Rocha esteve na região para ouvir as demandas dos moradores e acompanhar de perto a situação.

José Humberto Pires de Araújo ressaltou que o governo está conversando com cada morador atingido pelas chuvas e que medidas como acolhimento e início das obras estão sendo tomadas | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

“O trabalho será dividido em três frentes principais: drenagem, recuperação asfáltica e limpeza. Estaremos na região pelo tempo necessário para atender a população”, afirmou o secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo.

Além da Secretaria de Governo, outros oito órgãos integram a força-tarefa: as secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), de Obras e Infraestrutura (SODF) e de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal), a Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb), a Novacap, o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e o SLU.

Valter Casimiro explica: “A água da chuva quando vem com muita força, acaba virando uma correnteza e passa por baixo do asfalto. Não é problema de qualidade”

Segundo Valter Casimiro, secretário de Obras, sete pontos críticos foram identificados. As intervenções, que começam nesta semana, incluem o redirecionamento da água pluvial para o sistema de captação. “A rede de drenagem do Sol Nascente está funcionando bem, mas será reforçada, e novas bocas de lobo serão abertas. Também faremos ajustes no sistema de Ceilândia, já que a água dessa região desce para o Sol Nascente”, explicou.

Por segurança, a Defesa Civil interditou algumas residências. As famílias serão alojadas em locais definidos pelas autoridades. “Desde a primeira hora, o GDF cadastrou os moradores afetados e está tomando providências para acolhê-los”, disse Cláudio Ferreira, administrador regional.

A ação emergencial também prevê limpeza das vias e acolhimento das famílias desalojadas, reforçando o compromisso do GDF em minimizar os impactos causados pelas chuvas na região.

COMPARTILHAR

Leia tambem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *