GDF estuda utilizar pavimento inovador na conclusão do Trecho 6 da Epig

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(Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília)

O piso já vem sendo utilizado em algumas cidades brasileiras das regiões Sul e Sudeste e está sendo avaliado para o Trecho 6 da Epig

Brasília, 16 de maio de 2024 – Com o objetivo de aprimorar a qualidade da estrutura e acelerar a conclusão do Trecho 6 da Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig), o Governo do Distrito Federal (GDF) está considerando o uso de pavimento em concreto com fibras sintéticas. A proposta foi apresentada à Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF) nesta quarta-feira (15).

Segundo a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e a empresa Concrefiber, responsáveis pela apresentação, o pavimento em concreto com fibras sintéticas é amplamente utilizado nos Estados Unidos e na Europa desde os anos 1970. No Brasil, essa tecnologia já está em uso em algumas cidades de São Paulo e do Rio Grande do Sul.

“Os resultados observados nas cidades brasileiras que adotaram esse tipo de pavimento com fibras são bastante promissores. Acredito que, se utilizado de maneira adequada, esse tipo de concreto pode substituir o asfalto em vias importantes e movimentadas da cidade”, avaliou o secretário de Obras e Infraestrutura, Valter Casimiro.

Vantagens

O representante da Concrefiber, Sandro Ferreira, explicou que as fibras sintéticas são utilizadas no concreto como reforço secundário, aumentando sua resistência e tornando-o mais dúctil.

O método construtivo de concreto sintético foi apresentado à Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF) na quarta-feira (15) | Foto: Divulgação/SODF

Outra vantagem importante desse tipo de concreto é o prazo reduzido de cura, o que acelera a conclusão dos serviços. Isso ocorre porque as fibras sintéticas criam pontes de transferência e aderência, melhorando a estrutura interna do concreto.

“A transferência das cargas é mais bem distribuída no conjunto do concreto, o que reduz significativamente a ocorrência de rachaduras no pavimento”, esclareceu Ferreira.

A obra

A requalificação completa da Epig envolve a substituição de todo o asfalto por pavimento em concreto nos dois sentidos da via. O sexto trecho da obra, localizado na pista adjacente ao Tribunal de Justiça (TJDFT) e ao Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT), inclui a duplicação da via e a instalação de estacionamentos públicos, entre outros serviços.

O tipo de licitação utilizado para contratar a empresa responsável pela execução das obras é o Regime Diferenciado de Contratação e Inovação (RDCI), que permite alterações no projeto, especialmente para a implementação de recursos considerados inovadores.

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