Iniciativa envolve várias secretarias e entidades para atender população em situação de rua
Brasília, 31 de julho de 2024 – O Governo do Distrito Federal (GDF) promoverá uma ação de acolhimento e assistência social às pessoas em situação de rua instaladas em áreas públicas de nove endereços diferentes em Ceilândia. A operação está marcada para começar às 9h desta quinta-feira (1º/8) e conta com a participação de várias secretarias e entidades, incluindo a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Saúde (SES), Educação (SEE), Desenvolvimento Econômico Trabalho e Renda (Sedet), Segurança Pública (SSP), Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) e Justiça e Cidadania (Sejus). O Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Novacap, Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab), Departamento de Trânsito do DF (Detran), Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e o Conselho Tutelar também apoiam a iniciativa.
A DF Legal será responsável pelo desmonte das estruturas das pessoas em situação de rua e pelo transporte de seus pertences ao local regular indicado pelos ocupantes. Caso os objetos pessoais não possam ser imediatamente recolhidos, serão levados ao depósito da secretaria e poderão ser retirados em até 60 dias, sem custo para o responsável. As pessoas em situação de rua terão a opção de receber atendimento da Sedes e outras pastas. A operação deve continuar até sexta-feira.
Essa atividade faz parte do Plano de Ação para a Efetivação da Política Distrital para a População em Situação de Rua, coordenado pela Casa Civil. Durante toda a semana, as secretarias realizaram abordagens sociais e atendimentos prévios, mapeando as necessidades e demandas do público que será atendido.
Pontos de ações nesta quinta-feira (1º/8) na QNN de Ceilândia:
- QNN 01/03, próximo ao Bloco D
- QNN 3, próximo aos conjuntos M, N, O e P
- QNN 3/5, próximo aos blocos D, E e F
- QNN 1/3, próximo ao Metrô
- QNN 3/5, próximo ao Bloco C
- QNN 3/5
- QNN 5/7
- QNN 11, próximo ao muro do Metrô
- QNN 11, próximo aos lotes 2/4