' GDF acolhe 44 pessoas em situação de rua em mais uma etapa do Plano de Ação – INFFORMA – Informação é tudo!

GDF acolhe 44 pessoas em situação de rua em mais uma etapa do Plano de Ação

COMPARTILHAR

(Foto: Agência Brasília)

Operação percorreu 24 pontos do DF oferecendo serviços sociais, saúde, abrigo e benefícios assistenciais

Brasília, 12 de abril de 2025 – O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Casa Civil, atendeu 44 pessoas em situação de rua entre os dias 8 e 11 de abril durante mais uma fase da operação do Plano de Ação para a Efetivação da Política Distrital para a População em Situação de Rua. A ação percorreu 24 locais das Asas Sul e Norte, Vila Planalto e Eixo Monumental, oferecendo acolhimento e oportunidades de reinserção social.

Durante a operação, 20 estruturas precárias foram desconstituídas e 10 caminhões de materiais inservíveis foram recolhidos e encaminhados à Unidade de Recebimento de Entulhos (URE), do Serviço de Limpeza Urbana (SLU).

As abordagens foram acompanhadas por uma força-tarefa de secretarias e órgãos do GDF, que ofertaram serviços de saúde, educação, assistência social, orientação veterinária, programas de qualificação como o RenovaDF, além do auxílio excepcional de R$ 600 para pessoas sem condição de pagar aluguel. Também foram disponibilizadas vagas em abrigos e cadastro em programas habitacionais.

“Nosso objetivo é garantir dignidade e novas possibilidades para quem está em situação de vulnerabilidade. Esse é um trabalho de acolhimento, não de repressão”, destaca a equipe da Casa Civil responsável pela coordenação da operação.

A política pública está amparada pelo plano distrital criado após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que suspendeu abordagens violentas a pessoas em situação de rua em 2023. O DF foi a primeira unidade da Federação a apresentar um plano estruturado de acolhimento após a decisão.

Desde o início das ações, o GDF já atuou em diversas regiões, incluindo Ceilândia, Taguatinga, Águas Claras, Guará, Cruzeiro, Gama, Sobradinho, São Sebastião, Brazlândia e Samambaia. A operação segue em curso com novas fases previstas para as próximas semanas.

COMPARTILHAR

Leia tambem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *