' Garis do DF comemoram seu dia com festa e serviços especiais promovidos pelo SLU – INFFORMA – Informação é tudo!

Garis do DF comemoram seu dia com festa e serviços especiais promovidos pelo SLU

COMPARTILHAR

(Foto: Renato Alves/Agência Brasília)

Categoria tem ponto facultativo nesta sexta (16) e celebra com atividades no Distrito de Limpeza Norte

Brasília, 16 de maio de 2025 – Nesta sexta-feira (16), mais de 5 mil garis do Distrito Federal deixaram vassouras e caminhões de lado para aproveitar o Dia do Gari, celebrado nacionalmente nesta data desde 1976. No DF, a categoria tem ponto facultativo garantido desde 2022, por decreto do governador Ibaneis Rocha. Para marcar a ocasião, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) promoveu uma festa no Distrito de Limpeza Norte, com atrações culturais, serviços gratuitos e homenagens aos profissionais que mantêm a cidade limpa diariamente.

A celebração contou com a presença da governadora em exercício, Celina Leão, que destacou a importância da conscientização da população sobre o descarte correto de resíduos. “Descarte irregular pode gerar focos de dengue, alagamentos e muitos outros problemas. É um dia para reconhecer esses trabalhadores essenciais que atuam com alegria e dedicação”, afirmou.

Os garis participaram de apresentações musicais e puderam acessar serviços de saúde e cidadania oferecidos por diferentes secretarias do GDF, como atendimentos na Carreta do Na Hora (Sejus-DF), Carreta da Mulher, exames oftalmológicos e emissão de documentos.

A coleta do lixo será retomada no sábado, dia seguinte à comemoração

O diretor-presidente do SLU, Luiz Felipe Cardoso de Carvalho, ressaltou a dedicação dos trabalhadores. “Eles enfrentam sol e chuva para manter nossas cidades limpas. Este evento foi pensado com muito carinho para que se sintam valorizados e respeitados”, disse. Ele informou ainda que uma operação especial será realizada no sábado (17) para compensar a suspensão dos serviços neste Dia do Gari. “Coletamos cerca de 2.500 toneladas de resíduos por dia, e esperamos um aumento no volume amanhã”, explicou.

Durante a comemoração, também houve espaço para o reconhecimento estético e cultural da categoria, com o concurso Miss Gari 2024. A terceira colocada, Cássia Mylena Oliveira, de 24 anos, celebrou a iniciativa. “Acho muito importante. A gente merece esse dia alegre, com lanche, almoço e premiação. A expectativa é maravilhosa”, afirmou.

Cássia Mylena Oliveira gostou das homenagens: “A gente merece um dia bem descontraído, divertido”

A gari Poliana Ferreira, de 41 anos, sendo 12 deles dedicados à profissão, emocionou ao falar sobre o trabalho. “É uma honra. Sem o gari, a cidade para. A gente acorda cedo e trabalha com amor. Ter esse reconhecimento é muito especial”, disse.

Coleta de rotina

O serviço de limpeza urbana no DF opera de segunda a sexta-feira, inclusive em feriados — com exceção do Dia do Gari. A operação começa às 7h e segue até as 3h20 da madrugada, com revezamento entre coleta convencional (orgânicos e rejeitos) e coleta seletiva (recicláveis). A média é de 2.200 toneladas de resíduos porta a porta por dia, além de 1.700 a 4.000 toneladas de descarte irregular, considerado crime ambiental.

COMPARTILHAR

Leia tambem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *