Medida visa combater Aedes aegypti em horários estratégicos
Da Redação
Brasília, 17 de janeiro de 2024 – A rota de aplicação do inseticida de ultrabaixo volume (UBV), conhecido como fumacê, será realizada em Brazlândia e Taguatinga nesta quarta-feira (17). Os técnicos atuarão preferencialmente das 4h às 6h e das 17h às 19h, considerando que nesses horários há maior incidência do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.
Em Brazlândia, cidade com um dos maiores índices de casos no DF, o fumacê será aplicado em diversas quadras, incluindo Setor Norte, Setor Veredas, Vila São José e Setor Tradicional. Em Taguatinga, a aplicação ocorrerá nas QNLs 19, 23, 24 e 30, QNM 34 e 40, e Setor de Oficinas, área conhecida como ponto de concentração do mosquito devido à presença de carcaças de veículos.
Seis equipes estarão envolvidas no trabalho em Brazlândia, enquanto três grupos distintos atuarão em Taguatinga. A aplicação do UBV está condicionada às condições meteorológicas e não é realizada durante períodos chuvosos.
“A aplicação do controle químico pesado só pode ser feita sem chuva. Além de ser mais eficiente em relação ao mosquito, tem a questão climática, com uma condição de vento melhor. A chuva atrapalha, e qualquer contato com a água provoca a perda da eficácia do UBV”, destaca Jadir Costa Filho, diretor de Vigilância Ambiental do DF.
A Secretaria de Saúde (SES-DF) é responsável pelo cronograma e aplicação do inseticida, considerado o último recurso no combate à dengue. A população é orientada a abrir portas e janelas durante a passagem do veículo para otimizar a eficácia do inseticida.