Unidade voltada ao ensino fundamental II e médio atenderá 1,3 mil alunos a partir de 2026
Brasília, 27 de maio de 2025 – Um importante avanço para a educação na região administrativa de Arniqueira está em andamento: a construção do novo Centro Educacional (CED), unidade voltada aos anos finais do ensino fundamental e ao ensino médio, com previsão de atender 1,3 mil estudantes já no primeiro semestre de 2026.
A obra, executada pela Novacap, representa um investimento de aproximadamente R$ 13 milhões e está sendo construída em um terreno de quase 8 mil m², próximo à sede da Administração Regional e à futura Unidade Básica de Saúde (UBS) da região.
Segundo o presidente da Novacap, Fernando Leite, apesar dos desafios iniciais — como a desocupação de uma área irregular que atrasou o início das escavações —, o projeto segue em ritmo acelerado. “Estamos avançando com a construção dessa escola que vai transformar a realidade educacional da região”, afirmou.
A estrutura da edificação principal já foi concluída, e as frentes de trabalho atuais incluem infraestrutura elétrica, hidrossanitária, drenagem, reboco, além da fundação do ginásio poliesportivo e da guarita.
O novo CED contará com 18 salas de aula, auditório, sala de música, sala de artes plásticas, biblioteca, sala multimídia, além de espaços para o grêmio estudantil e atividades pedagógicas de reforço, promovendo um ambiente moderno e completo para o aprendizado.
Atualmente, alunos de Arniqueira precisam se deslocar a outras regiões para dar continuidade aos estudos após o ensino fundamental I. Essa realidade está prestes a mudar, como destaca a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá. “A nova unidade representa um avanço concreto na oferta de ensino de qualidade, com uma estrutura moderna e adequada para acolher estudantes com dignidade e segurança”, afirmou.
Ela reforçou que o novo centro educacional vem atender a uma demanda histórica da comunidade. “Com essa entrega, garantimos o direito à aprendizagem perto de casa, reduzimos deslocamentos e fortalecemos o vínculo dos alunos com o território onde vivem”, concluiu.