GDF treina 200 militares para ações de combate ao Aedes aegypti e reforço no atendimento a pacientes
Da Redação
Brasília, 29 de janeiro de 2024 – Nesta segunda-feira (29), o Governo do Distrito Federal (GDF) fortaleceu as ações de combate à dengue ao treinar 200 militares do Exército Brasileiro. O treinamento, realizado na Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências de Saúde (Fepecs), capacitou os militares para atuarem em diversas frentes no enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
Dentre os 200 militares, 150 atuarão como agentes de vigilância ambiental em Saúde (AVA), realizando visitas domiciliares em busca de focos de transmissão da dengue. O treinamento para esses profissionais teve duração de um dia, e eles iniciam suas atividades já nesta quarta-feira (31) nas cidades de Ceilândia e Samambaia, onde há alta incidência de casos da doença.
Além disso, outros 20 soldados foram capacitados para operar os veículos responsáveis pela aplicação do fumacê, conhecido como ultrabaixo volume (UBV). Outros 30 militares serão destinados ao atendimento de pacientes infectados.
A atual situação epidemiológica do Distrito Federal, que registrou 16.570 casos notificados de dengue nos primeiros 25 dias do ano, motivou a parceria entre o GDF e o Exército Brasileiro. Atualmente, a capital conta com aproximadamente 750 agentes empenhados na eliminação de focos do Aedes aegypti em suas 35 regiões administrativas.
O diretor de Vigilância Ambiental em Saúde, Jadir Costa Filho, destaca que os motoristas do fumacê terão treinamento adicional para garantir a correta aplicação do inseticida e o uso adequado dos equipamentos de proteção individual.
O tenente-coronel Osmar Rodrigues Junior, chefe da comunicação social do Comando Militar do Planalto, ressalta que essa não é a primeira vez que o Exército atua em parceria com o governo no combate à dengue, sendo convocado também em 2019.
Além do reforço nas ações de combate, o Exército Brasileiro cedeu duas ambulâncias e 24 camas para uso em tendas de acolhimento a pacientes, contribuindo para a estrutura de atendimento.
As equipes que atuarão nas ambulâncias, compostas por motorista, padioleiro e técnico de enfermagem, também são formadas por militares. Nesta segunda, 30 deles passaram por capacitação para lidar com pacientes infectados pela dengue. As ambulâncias atenderão as regiões de saúde Oeste (Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol e Brazlândia) e Sudoeste (Samambaia e Recanto das Emas), suprindo as necessidades de tendas de acolhimento a pacientes nessas áreas críticas.
A Secretaria de Saúde (SES-DF) informa que cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão funcionando aos sábados e domingos, ampliando o atendimento. Além disso, 52 UBSs oferecem atendimento aos sábados, e 11 delas estenderam o horário de funcionamento até as 22h. A localização e o expediente de cada unidade podem ser conferidos no site da SES-DF.