Obra de R$ 30 milhões beneficia 20 mil motoristas e gera 200 empregos diretos
Brasília, 31 de julho de 2024 – O Governo do Distrito Federal (GDF) está avançando na duplicação da rodovia DF-140, que dá acesso ao Setor Habitacional Tororó. Os trabalhos estão atualmente na fase de terraplanagem e colocação de capa asfáltica. Quando finalizada, a obra beneficiará cerca de 20 mil motoristas que trafegam pela via diariamente, proporcionando mais conforto e segurança no trânsito.
A obra, coordenada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), conta com um investimento de mais de R$ 30 milhões. Até o momento, 10 km dos 14,8 km previstos já foram entregues, com 6 km liberados para os motoristas e outros 4 km prontos, aguardando liberação. Os serviços agora se concentram nos 5 km restantes, incluindo as paredes de contenção e os gabiões da ponte que integra o complexo viário.
“O fluxo naquela região aumentou muito e a DF-140 era uma pista simples de mão dupla, por isso havia muitas colisões. Com a duplicação, eliminamos o risco de colisão frontal e acidentes graves. Além disso, são cerca de 200 empregos diretos gerados por essa obra”, afirmou o superintendente de Obras do DER-DF, Cristiano Cavalcante.
A dona de casa Zildete de Holanda, 58, que mora em um condomínio próximo e passa pela região todos os dias, está entre as que aprovam a duplicação da pista. “Tinha muitos acidentes por aqui. Há muitos anos a gente estava esperando por essa duplicação, acho que há uns 20 anos era só promessa. Agora, graças a Deus, chegou a nossa hora. Sem falar no trânsito, que a duplicação sempre melhora. Vai favorecer muito a nossa comunidade”, apontou.
Segundo o administrador regional do Jardim Botânico, Aderivaldo Cardoso, a DF-140 está sendo duplicada em duas etapas: a primeira interligando o ABC até a ponte do bairro Barreiros e a segunda conectando Barreiros até o balão do Mônaco. “Hoje o Tororó tem em torno de 20 mil habitantes, mas temos também todo o complexo que fica em Nova Betânia, Barreiros 1 e 2, Mansões Park Brasília, Mansões Fazendárias, Alphaville e Jardins ABC. É uma região que cresceu muito e precisava de uma obra como essa”, observou.