Investimento em ciclomobilidade atinge 675 km, visando conectar toda a capital até 2024
Da Redação
Brasília, 17 de dezembro de 2023 – O Distrito Federal celebra a expansão de sua malha cicloviária para 675 km em 30 regiões administrativas, destacando-se como um dos maiores sistemas do país. Somente em 2023, foram adicionados 31 km de pistas dedicadas às bicicletas, com previsão de mais 105 km para conectar os trechos já existentes.
Embora São Paulo lidere atualmente com 722,1 km de ciclovias, o DF segue investindo fortemente na ciclomobilidade desde 2019, ultrapassando os R$ 27 milhões em recursos aplicados em ciclovias construídas por vários órgãos do GDF, incluindo o DER, a Novacap e a Secretaria de Obras e Infraestrutura.
Flávio Murilo Prates, secretário de Transporte e Mobilidade do DF, destaca a importância do apoio a alternativas sustentáveis de transporte: “É essencial incentivar o uso de bicicletas como meio de transporte. O GDF continua expandindo, mantendo e conectando as ciclovias, promovendo uma cultura ciclística mais segura.”
Novas ciclovias: um ganho para as comunidades
Em 2023, as novas ciclovias abrangeram quase todas as regiões do DF, especialmente nas proximidades da Estrada Parque do Contorno (DF-001), Jardim Botânico, Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Gama e DF-440, em Sobradinho.
Nesses locais, moradores já desfrutam de rotas seguras, como os quase 6 km de pista em Sobradinho, além de mais de 3 km de ciclofaixa do Núcleo Bandeirante à Candangolândia. O espaço exclusivo para bicicletas de 4 km próximo ao Assentamento 26 de Setembro também foi entregue à população.
Para Joelmir Laésio Pessoa, diretor de Mobilidade da Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF (Semob), a relevância está na conectividade das ciclovias: “O mais importante é a interligação dessas rotas. Estamos estudando, analisando e discutindo com a sociedade civil para tornar a malha cicloviária mais conectada e eficiente”.
Obras em andamento e futuros projetos
Entre as obras em andamento, destaca-se a construção de uma nova ciclovia de 1,6 km ligando a Estrada Setor Policial Militar (ESPM) à Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia). Além disso, outras pistas estão sendo desenvolvidas no Pistão Sul (5,2 km) em Taguatinga e em Planaltina (6,3 km), conectando a DF-128 à DF-205.
A Semob também projeta a construção de 105 km adicionais, abrangendo 19 novos trechos em diversas regiões administrativas, incluindo Samambaia Norte, a ligação entre Samambaia e Taguatinga, e na região do autódromo.
A ampliação da malha cicloviária vem ao encontro da crescente demanda pelo modal em diferentes regiões administrativas do DF. O Plano Piloto lidera com 138,08 km de pistas, seguido por Lago Sul (58,2 km), Park Way (50,7 km), Gama (35,9 km), Lago Norte (33,9 km), Ceilândia (33,6 km) e Santa Maria (33,1 km).
Benefícios para os ciclistas
Para Antônio Raimundo Lima, 50 anos, a bicicleta é mais do que um meio de transporte: “Pedalando, evito o trânsito e melhoro minha saúde; gosto muito.” Essa expansão das ciclovias, segundo ele, evita acidentes e torna a experiência de pedalar mais agradável.
Jailton Gouveia, consultor técnico de 50 anos, destaca: “Ciclismo é saúde, é qualidade de vida. O GDF tem construído muitas ciclovias. Isso é muito bom, traz segurança para todo mundo”.