' Dia Mundial de Combate ao Câncer destaca ações de prevenção e tratamento – INFFORMA – Informação é tudo!

Dia Mundial de Combate ao Câncer destaca ações de prevenção e tratamento

COMPARTILHAR

(Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF)

Rede pública realizou mais de 1.800 cirurgias oncológicas e 51 mil sessões de quimioterapia em 2024

Brasília, 4 de fevereiro de 2025 – Comemorado neste sábado, o Dia Mundial de Combate ao Câncer reforça as iniciativas da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) para melhorar a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento da doença. Anualmente, cerca de oito mil casos são registrados na capital. De janeiro a outubro de 2024, a rede pública realizou 1.834 cirurgias oncológicas, 55 mil consultas especializadas, 51,9 mil sessões de quimioterapia e 993 sessões de radioterapia.

De acordo com a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, além de seguir protocolos modernos, o atendimento humanizado é uma prioridade. “Trabalhamos para oferecer um tratamento rápido, mas também com atenção especial à pessoa, não apenas à doença”, destacou.

Reforma e ampliação no HRT

Um dos avanços foi a reforma completa da ala oncológica do Hospital Regional de Taguatinga (HRT), que passou a contar com um ambulatório multiprofissional, enfermaria especializada, farmácia de medicamentos oncológicos e centro de radioterapia, habilitado em dezembro pelo Ministério da Saúde. Além disso, a unidade ampliou a produção de medicamentos quimioterápicos.

Outros tratamentos oncológicos estão disponíveis no Hospital da Criança (HCB), Hospital Universitário de Brasília (HUB) e Hospital de Base (HBDF).

Detecção precoce e prevenção

Gustavo Ribas, chefe da Assessoria de Prevenção e Controle do Câncer da SES-DF, destacou a importância da Atenção Primária à Saúde, composta por 176 unidades básicas (UBSs), para a detecção precoce e mitigação de fatores de risco como obesidade e tabagismo. “Investimos na educação continuada das equipes para garantir ações preventivas e contínuas”, afirmou Ribas.

Referência nacional

O DF se tornou pioneiro ao regulamentar, em 2019, a notificação obrigatória de casos de câncer, inclusive na rede privada, por meio da portaria nº 180. A medida permite um planejamento mais eficiente e integrado, além de incentivar ações preventivas baseadas em dados concretos.

COMPARTILHAR

Leia tambem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *