' DF ganha destaque na maior conferência de prevenção do crime com urbanismo inteligente – INFFORMA – Informação é tudo!

DF ganha destaque na maior conferência de prevenção do crime com urbanismo inteligente

COMPARTILHAR

(Foto: Divulgação/SSP-DF)

Capital se destaca em evento global sobre prevenção do crime pelo design ambiental

Brasília, 13 de maio de 2025 – O Distrito Federal foi destaque na ICA Conference 2025, maior evento mundial sobre prevenção do crime por meio do design ambiental (CPTED), realizado em Palm Springs, na Califórnia (EUA). Durante o Painel Brasil, a Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF) apresentou avanços e casos de sucesso do programa Segurança Integral, consolidando-se como referência internacional em segurança urbana preventiva.

O secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, destacou que a participação do DF no evento reforça a liderança da capital na elaboração de políticas públicas pautadas na ciência, urbanismo e participação social. “O programa Segurança Integral já é reconhecido como modelo de segurança integrada, sustentável e focada na prevenção”, afirmou.

A abertura do painel ficou a cargo do tenente-coronel Isangelo Senna, coordenador de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas da SSP-DF e referência nacional em CPTED. Ele apresentou ferramentas como o Inventário CPTED para Espaços Públicos, utilizado para identificar áreas vulneráveis, e destacou os cursos de capacitação que integram profissionais da segurança e da gestão urbana.

A major Daniele Alcântara, da Subsecretaria de Integração em Políticas, apresentou as ações do eixo Cidade Mais Segura, com exemplos de requalificação urbana em áreas como a Catedral de Brasília e o Centro POP, que resultaram em redução de conflitos sociais e maior proteção à população vulnerável. “Modificar o ambiente físico tem se mostrado eficiente para desestimular crimes e ampliar a sensação de segurança”, explicou.

Outro tema apresentado foi o programa Guardião Escolar, que aplica o diagnóstico ambiental para tornar escolas públicas mais seguras, em parceria com a comunidade escolar. A tenente-coronel Renata Cardoso, da PMDF, ressaltou a importância da iniciativa. “Segurança nas escolas é essencial para fomentar uma cultura de paz nas comunidades”, pontuou.

O painel também abordou o programa Guardião Rural, voltado à proteção de áreas rurais por meio de vigilância comunitária e gestão territorial participativa, valorizando o protagonismo das comunidades locais. A apresentação foi conduzida por Isangelo Senna e o major Rafael Branquinho, integrante dos Conselhos Comunitários de Segurança.

Durante a conferência, houve ainda reconhecimento internacional de projetos inspirados nas metodologias aplicadas no DF. O programa Comvida, da Polícia Militar da Paraíba, foi citado como exemplo de replicação exitosa dos conceitos de CPTED disseminados pelo curso oferecido no DF.

COMPARTILHAR

Leia tambem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *