Fiscalização abrange diversas regiões e resulta em 465 autuações, com foco em proteger pedestres, ciclistas e garantir vagas para idosos e PCDs
Brasília, 28 de maio de 2024 – As equipes de Policiamento e Fiscalização do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizaram uma grande operação nesta segunda-feira para combater o estacionamento irregular em várias regiões do Distrito Federal. O objetivo foi impedir que veículos bloqueiem a circulação de pedestres, ciclistas e outros veículos, além de assegurar que idosos e pessoas com deficiência (PCDs) possam utilizar as vagas reservadas para eles.
Regiões alvo da operação
As regiões selecionadas para a operação foram escolhidas com base no número de flagrantes observados, no alto fluxo de veículos e em denúncias e reclamações registradas na Ouvidoria do Detran-DF. As ações ocorreram nas seguintes áreas:
- Ceilândia
- Guará
- Riacho Fundo e Riacho Fundo II
- Águas Claras
- Taguatinga
- Asa Sul (Comércio Local Sul – CLSs, SGAS 908 a 915, LBV/DF Star, Setor Hospitalar Sul – SHS)
- Asa Norte (Comércio Local Norte-CLNs, Setor Comercial Norte – SCN, Setor de Rádio e TV Norte – SRTVN)
- Plano Piloto (Rodoviária, Conic, Conjunto Nacional, Torre de TV, Via S2, Esplanada dos Ministérios e Anexos da Câmara dos Deputados)
Resultados da operação
Durante a operação, o Detran-DF registrou 465 autuações, a maioria delas por estacionamento em locais ou horários proibidos pela sinalização, especialmente em áreas de comércio local, onde o tráfego de outros veículos foi prejudicado. Infrações relacionadas ao desrespeito às vagas de estacionamento para idosos e PCDs representaram quase 12% do total de autuações.
Declarações e orientações
“O Detran-DF intensificará as operações de fiscalização em todo o DF, visando evitar que cidadãos tenham seu direito de ir e vir prejudicado por motoristas que estacionam de forma irregular”, destacou Clever de Farias Silva, diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF.
O órgão também incentiva a população a denunciar casos de estacionamento irregular pelos canais oficiais da Ouvidoria, acessíveis através do site participa.df.gov.br ou pelo telefone 162.