Novas tecnologias incluem tablets e computadores touchscreen, garantindo mais segurança e agilidade nos exames
Brasília, 29 de janeiro de 2025 – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) modernizou sua banca examinadora teórica e prática com um investimento de R$ 40 milhões do Governo do Distrito Federal (GDF). A atualização trouxe equipamentos tecnológicos que tornam os processos mais seguros e ágeis, além de ampliar a oferta de horários para os candidatos.
Uma das principais mudanças foi a substituição das pranchetas tradicionais usadas nas provas práticas por tablets de última geração, com leitura biométrica para candidatos e examinadores. “O sistema permite o registro completo do percurso realizado, garantindo maior precisão nas avaliações”, explica Takane Kiyotsuka do Nascimento, diretor-geral do Detran-DF.
Na parte teórica, os antigos computadores com telas de 16 polegadas foram substituídos por máquinas modernas com tela touchscreen de 24 polegadas, câmeras e microfones. O novo sistema, desenvolvido pela Valid, inclui tecnologia de inteligência artificial para mapear os movimentos dos candidatos e detectar presenças não autorizadas durante as provas.
Os resultados dos exames teóricos serão disponibilizados em até 24 horas, graças ao monitoramento e auditoria automatizados. Segundo o Detran, isso reduzirá fraudes e otimizará o atendimento ao público.
Além de maior segurança, o diretor-geral destaca o conforto proporcionado aos usuários. “As novas telas melhoram a experiência dos candidatos. É um sistema que não só dificulta fraudes, mas também agiliza e amplia o atendimento”, afirma Kiyotsuka.
Cerca de oito mil pessoas realizam exames teóricos por mês no DF. A modernização já está em funcionamento nas unidades do Gama, Sobradinho e Taguatinga e será expandida para todas as regiões do DF.