Taxa de desemprego, PMB e AMB: análise dos últimos resultados
Da Redação
Brasília, 30 de janeiro de 2024 – O Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) divulgaram hoje os números da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) do Distrito Federal e regiões adjacentes referentes a dezembro de 2023. Em Brasília, a taxa de desemprego se manteve em 15,5%, mantendo-se estável desde novembro e apresentando um aumento em relação ao mesmo período de 2022, quando foi de 14,8%. Apesar disso, os resultados de dezembro indicam uma queda contínua desde outubro, representando os valores mais baixos do ano.
Na Periferia Metropolitana de Brasília (PMB), a taxa de desemprego diminuiu de 18,7% para 16,8% entre novembro e dezembro de 2023. Em dezembro de 2022, o índice era de 18,2%. Os municípios goianos da PMB, incluindo Águas Lindas, Alexânia, Cidade Ocidental, Cocalzinho, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso, apresentaram uma melhoria nas condições de emprego.
Já na Área Metropolitana de Brasília (AMB), que compreende os dados do DF e da PMB, a taxa de desemprego reduziu de 16,4% em novembro para 15,8% em dezembro de 2023. Comparado a dezembro de 2022, quando foi de 15,7%, a variação foi mínima, mantendo-se relativamente estável. O último mês de 2023 registrou a menor taxa de desemprego do ano.
Confira os boletins completos da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) de dezembro de 2023 nos links abaixo: