Desde 2019, serviço ininterrupto reforça a presença do Estado e amplia a capacidade de resposta da Polícia Civil
Brasília, 5 de maio de 2025 — O funcionamento ininterrupto das delegacias da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) completa seis anos em 2024 com resultados expressivos na segurança pública. Desde que foi retomado pelo governador Ibaneis Rocha no início de sua gestão, em 2019, o serviço 24 horas tem contribuído diretamente para o aumento no número de investigações, elucidação de crimes e queda nos índices de criminalidade, consolidando Brasília como a segunda capital mais segura do país, segundo o Atlas da Violência.
Ao todo, 31 delegacias circunscricionais e quatro especializadas — voltadas ao atendimento à mulher e à criança e ao adolescente — funcionam sem interrupção. A Delegacia Eletrônica também opera 24 horas, garantindo que o cidadão tenha acesso a orientação policial a qualquer hora do dia ou da noite.
“Era inadmissível que as delegacias não funcionassem à noite. Reabrimos com serviço voluntário e remuneração por hora trabalhada, o que fortaleceu a investigação e a resposta aos crimes”, destacou o governador Ibaneis Rocha.
Em números, os avanços são significativos: em 2018, antes da reabertura, foram instaurados 37.069 inquéritos. Em 2024, esse número subiu para 45.100. O número de inquéritos concluídos também saltou de 22.583 para 28.632, enquanto os remetidos ao Judiciário passaram de 37.025 para 44.985 no mesmo período.
Para o porta-voz da PCDF, Lúcio Valente, a delegacia aberta ininterruptamente facilita o registro de ocorrências e estimula a população a procurar ajuda. “Poucos serviços públicos estão disponíveis de madrugada. As delegacias funcionam como um hospital: estão sempre de portas abertas”, explicou.
A medida também foi elogiada por representantes da comunidade. “Antes era preciso se deslocar para outra cidade para registrar um crime fora do horário comercial. Agora, temos atendimento local e contínuo”, relatou Vânio Scarabelot, presidente do Conseg do Varjão.
A vice-governadora Celina Leão ressaltou a importância do serviço para a sensação de segurança da população: “A presença constante da Polícia Civil inibe a criminalidade. É um serviço essencial que devolvemos aos brasilienses com resultados comprovados.”