' Curso “Nasce uma Estrela” chega a Ceilândia com foco na saúde mental de gestantes – INFFORMA – Informação é tudo!

Curso “Nasce uma Estrela” chega a Ceilândia com foco na saúde mental de gestantes

COMPARTILHAR

(Fotos: Jhonatan Vieira/Sejus DF)

Edição especial homenageia o mês das mães com acolhimento, orientações e rodas de diálogo sobre o período gestacional e pós-parto

Brasília, 30 de abril de 2025 – Cerca de 20 gestantes e mães de recém-nascidos participaram, na manhã desta terça-feira (29), da edição especial do curso Nasce uma Estrela, promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), na Praça dos Direitos, em Ceilândia. Pela primeira vez, a ação foi realizada fora da estrutura do programa GDF Mais Perto do Cidadão, em celebração ao mês das mães.

A região foi escolhida por seu alto índice de participação feminina nas edições anteriores. Durante o encontro, as participantes receberam atendimentos individualizados, participaram de rodas de diálogo, aula de yoga, orientações odontológicas e até escreveram cartas para o futuro. Um lanche especial e o sorteio de brindes também fizeram parte da programação.

O ponto central do evento foi a palestra da psicóloga Vanessa Santos sobre depressão perinatal e pós-parto. “Precisamos olhar com mais atenção para essas dores silenciosas. O preconceito e a falta de informação impedem que muitas mulheres recebam o suporte necessário”, explicou.

Psicóloga ajuda mulheres gestantes que participam do curso Nasce uma Estrela
Vanessa Santos: “Muitas mulheres nem sabem o que é a depressão, e pior: não percebem que estão vivendo esse quadro”

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, ressaltou que o projeto vai além da informação. “É acolhimento, escuta e empoderamento. Queremos garantir que as mulheres do DF se sintam apoiadas em um dos momentos mais desafiadores da vida”, afirmou.

O Nasce uma Estrela é um curso com duração de duas horas que já atendeu mais de mil mulheres em dez edições. A proposta é oferecer suporte emocional, informações sobre saúde materno-infantil, primeiros socorros, aleitamento, prevenção de cólicas e fortalecimento de vínculos.

Como parte das comemorações do mês das mães, a Sejus também prevê a realização de um ensaio fotográfico gestacional para 50 mulheres e a expansão do curso para outras regiões administrativas do Distrito Federal.

COMPARTILHAR

Leia tambem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *