Inscrições abertas para a 2ª edição do evento
Da Redação
Brasília, 19 de novembro de 2023 – O aniversário de 64 anos do Cruzeiro contará com a 2ª Cãominhada, evento que reunirá os adoráveis pets da cidade e seus tutores para uma manhã repleta de atividades e diversão. As inscrições permanecerão abertas até o dia 29 deste mês e poderão ser realizadas através deste link. O evento está marcado para o dia 2 de dezembro, das 9h às 12h, e terá uma programação ampla no estacionamento do Ginásio do Cruzeiro.
A caminhada, com percurso de aproximadamente 1 km, começará no ParCão, localizado no Cruzeiro Novo, e terá sua finalização na Quadra da Quina, Avenida das Mangueiras.
O administrador Gustavo Aires enfatiza que o evento surge da demanda da comunidade, ressaltando a tradição da cidade em cuidar dos animais. “A adesão à 1ª Cãominhada foi um sucesso e, agora, durante as festividades do aniversário da cidade, decidimos incluir a atividade na programação, proporcionando uma ação de cuidado e interação entre tutores e pets”, destaca Aires.
A programação do evento abrange atividades recreativas, sorteios de brindes, exposição de produtos, desfiles premiados e a oferta de serviços gratuitos, como vacinação antirrábica, entre outras ações.
Vilma Menezes, servidora pública moradora do Cruzeiro há mais de cinco décadas, apoia a iniciativa e planeja participar com seu golden retriever. “Acho a ideia muito válida. É um momento de interação para nossos cachorros e para nós, moradores. As pessoas estão muito distantes; esse evento proporciona amor e previne os maus-tratos aos animais. Pretendo levar o meu pet para se divertir, aproveitar o momento com ele”, compartilha.
Espaços para os Pets
Além da Cãominhada, o Cruzeiro oferece o ParCão, um espaço dedicado aos cães, próximo à Feira Permanente. O local é ideal para momentos de lazer e brincadeiras com os pets. Possui áreas cercadas, circuitos para atividades e exercícios caninos, além de disponibilizar lixeiras, grades e bancos para descanso dos tutores.
No Distrito Federal, mais de 20 parques dedicados aos animais estão distribuídos por diversas regiões, atendendo à demanda da população. Segundo a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad) 2021, 49,6% dos domicílios possuem ao menos um animal de estimação, sendo 41,9% cachorros.