' Com laboratórios de ponta e bombeiros capacitados, DF é referência na investigação de incêndios – INFFORMA – Informação é tudo!

Com laboratórios de ponta e bombeiros capacitados, DF é referência na investigação de incêndios

COMPARTILHAR

(Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília)

Diretoria de Investigação de Incêndios completa 50 anos, consolidando-se como referência nacional e internacional

Brasília, 13 de outubro de 2024 – O trabalho do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) vai além da extinção de incêndios ou do resgate de vítimas. Após o controle do sinistro, inicia-se uma nova fase dedicada à investigação aprofundada das causas e consequências dos incidentes. Esse serviço é desempenhado pela Diretoria de Investigação de Incêndios (Dinvi), que, desde sua criação em 1973, se tornou pioneira no Brasil.

Fundada após um intercâmbio de conhecimentos com bombeiros japoneses, a Dinvi é referência na apuração de incêndios em imóveis residenciais, comerciais, florestais, navais e depósitos. De 2019 a 2024, a diretoria conduziu mais de 5,35 mil perícias. O objetivo principal dessas investigações não é apontar responsáveis, mas entender tecnicamente as causas dos incêndios, sejam elas acidentais, naturais, intencionais ou indeterminadas.

O padrão alcançado pela corporação na investigação de sinistros decorre do constante investimento do CBMDF no aprimoramento dos militares e em equipamentos de ponta para os laboratórios da divisão

Cada perícia alimenta um ciclo de aprimoramento contínuo, contribuindo para o avanço de práticas de prevenção e combate a incêndios. “Isso é o que chamamos de retroalimentação”, afirma o tenente Hoffman Monteiro, da Dinvi. Segundo ele, o conhecimento adquirido em incidentes passados é fundamental para melhorar os protocolos e treinamentos da corporação.

Capacitação e colaboração internacional

Ao longo de suas cinco décadas de atuação, o CBMDF tem treinado bombeiros de várias partes do Brasil e do mundo. Mais de 325 militares de outras unidades federativas, além de agentes da Polícia Federal, já passaram por cursos especializados de perícia e investigação de incêndios, ministrados pela Dinvi. Entre 2021 e 2023, policiais federais participaram de cursos em criminalística aplicada a locais de crime.

O prestígio internacional também é notável. Em 2011 e 2023, bombeiros do CBMDF ministraram cursos em El Salvador, e um intercâmbio com o Corpo de Bombeiros de Honduras está previsto para 2025.

Investimento em tecnologia de ponta

A excelência na investigação de sinistros se deve, em parte, ao investimento contínuo em equipamentos modernos e à capacitação dos militares. O CBMDF possui dois dos laboratórios mais avançados do país, focados em incêndios químicos e termoelétricos. Esses laboratórios possibilitam o monitoramento em tempo real de incêndios, utilizando termopares, câmeras térmicas e outros dispositivos de alta tecnologia.

Esses recursos têm permitido à Dinvi conduzir experimentos importantes, como a análise de padrões de queima em veículos à combustão, recentemente publicada na revista científica Flammae, especializada em estudos de incêndios.

Com essas inovações, o CBMDF segue como uma das principais referências mundiais na investigação de incêndios, desempenhando um papel vital na prevenção de novos incidentes e na evolução das técnicas de combate ao fogo.

COMPARTILHAR

Leia tambem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *