Disponíveis na Gerência de Vigilância Ambiental de Zoonoses, esses bichinhos aguardam por um lar amoroso
Da Redação
Brasília, 25 de dezembro de 2023 – O ano está chegando ao fim, mas ainda há tempo para receber em casa um amigo de quatro patas. Quinze animais, entre três gatas e 12 cães (cinco machos e sete fêmeas), saudáveis e vacinados, aguardam por adoção na Gerência de Vigilância Ambiental de Zoonoses (Gvaz), vinculada à Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF).
Os animais estão livres de doenças, já foram vacinados contra a raiva e passaram por exames de leishmaniose. Durante sua permanência na gerência, recebem alimentação adequada e cuidados de higiene. Caso seja identificada alguma patologia, são encaminhados para o Serviço Veterinário Público do Distrito Federal (Hvep). Além disso, sete voluntários qualificados pela Secretaria de Saúde interagem e passeiam com os animais.
Esses animais chegaram à Zoonoses por ordem judicial, em casos de maus-tratos, ou por possíveis riscos à saúde pública. Segundo o médico veterinário e gerente de Vigilância Ambiental de Zoonoses, Isaias Chianca, estas são as únicas formas de admissão de animais no setor. Ao longo deste ano, 23 cães e sete gatos já foram adotados.
“A Zoonoses não recolhe animais aleatoriamente, mas sim por decisão judicial ou quando há agressão e o animal não pode ser monitorado no local onde se encontra”, explica Chianca. “Nosso objetivo é, na verdade, monitorar os animais para evitar focos de doenças para os seres humanos”, acrescenta.
Para adotar um desses animais, é preciso comparecer à Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival), no Setor de Áreas Isoladas Norte (Sain), Lote 4, Estrada do Contorno Bosque, Noroeste, ao lado do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB). O horário de visitação é das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira, com exceção dos dias 25 deste mês e 1º de janeiro.
Os interessados devem apresentar documento de identificação com foto, comprovante de residência e ser maiores de 18 anos, além de assinar um termo de responsabilidade. Caso haja interesse em castrar o animal escolhido, é possível solicitar no momento da adoção, pois a Zoonoses mantém uma parceria com o Instituto Brasília Ambiental para agendar a castração gratuitamente.