' Central de comando do Nurem: inovação no transporte de pacientes no IgesDF – INFFORMA – Informação é tudo!

Central de comando do Nurem: inovação no transporte de pacientes no IgesDF

COMPARTILHAR

(Foto: Davidyson Damasceno/IgesDF)

Nova estrutura visa otimizar o fluxo de transporte e oferecer melhorias no atendimento aos pacientes

Brasília, 10 de maio de 2024 – O Núcleo de Transporte e Remoção de Pacientes (Nurem) do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) inaugurou sua central de comando, localizada na sobreloja da internação do Hospital de Base.

“A central do Nurem chega com o objetivo de organizar melhor o fluxo de transporte dos pacientes entre as unidades geridas pelo IgesDF, servindo como uma ferramenta reguladora”, explica Núbia Ayala Vieira de Castro, chefe de núcleo do Nurem. O IgesDF já possui contrato de prestação de serviços de transporte de urgência e emergência com a empresa Vida UTI Móvel, responsável por todos os deslocamentos externos de pacientes.

Atualmente, cada unidade de saúde do IgesDF solicita o serviço diretamente com a empresa Vida. “Com a instalação do centro de comando do Nurem, esses pedidos terão mais controle, permitindo uma melhor organização dos fluxos e determinação de prioridades”, acrescentou Núbia. A central do Nurem funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana.

A central de comando conta com estações de trabalho da equipe administrativa e um painel com telas que possibilitam acompanhar em tempo real o número de solicitações diárias de transporte dos pacientes. É possível verificar a identificação de cada paciente, com informações sobre seu quadro clínico, destino e necessidades específicas de deslocamento.

Dada a dinâmica dos quadros clínicos dos pacientes, as estações de trabalho funcionarão como uma central do Samu. “Teremos médicos reguladores e enfermeiros que trabalharão como uma ponte de ligação, confirmando o quadro clínico e verificando quais dispositivos são necessários para atender à solicitação”, destaca Núbia.

Após a confirmação das informações, a central entra em contato com o destino, confirmando todos os dados e o objetivo da remoção. “Somente após todo esse processo é que entramos em contato com o serviço de transporte da UTI Vida. Esse fluxo facilitará o controle do tempo gasto em todo o processo, do pedido ao transporte, até a realização do procedimento necessário”, explica Dra. Núbia. Os dados catalogados serão utilizados para indicadores e estudos de gestão.

O diretor-presidente do IgesDF, Juracy Cavalcante Lacerda Jr., elogiou a equipe do Nurem e agradeceu à parceria com a Vida UTI Móvel. “Este centro de comando é um marco para o IgesDF. Ele permitirá uma tomada de decisão assertiva por parte de nossos gestores e trará mais eficiência ao nosso Instituto”, concluiu.

COMPARTILHAR

Leia tambem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *