Vice-governadora tem 22% das intenções de voto, superando José Roberto Arruda e Damares Alves, segundo o Instituto Paraná Pesquisas
Da Redação
A vice-governadora Celina Leão (PP) lidera a disputa pelo Governo do Distrito Federal com 22% das intenções de voto, de acordo com uma pesquisa de opinião realizada pelo instituto Paraná Pesquisas e divulgada nesta quinta-feira (4). A pesquisa coloca Celina à frente na corrida para suceder o governador Ibaneis Rocha (MDB) em 2026, superando o ex-governador José Roberto Arruda, que aparece com 18,3%, e Damares Alves, com 14,9%.
Outros candidatos mencionados no levantamento incluem Leandro Grass (13,2%), Rafael Prudente (6,3%), Paula Belmonte (4,1%) e Coronel Moreno (3,2%). No primeiro cenário, 14% dos entrevistados afirmaram que votariam nulo ou em branco, e 4% não souberam responder. Vale ressaltar que José Roberto Arruda atualmente enfrenta impedimentos legais que o impedem de se candidatar.
No segundo cenário pesquisado, Celina Leão aumenta sua liderança, alcançando 30% das intenções de voto. Leandro Grass aparece com 14,8%, seguido por Izalci (13,4%), Rafael Prudente (9,6%) e Paula Belmonte (7%). Nesse contexto, 20,1% dos entrevistados disseram que votariam nulo ou em branco, e 5,2% não souberam responder.
Avaliação do Governo Ibaneis Rocha
A pesquisa também avaliou a gestão do governador Ibaneis Rocha. Para 30,8% dos entrevistados, a gestão é considerada boa, enquanto 10,4% a classificam como ótima. Por outro lado, 9% consideram a gestão ruim e 18,2% a consideram péssima. A aprovação do governo é de 58,2%, com uma desaprovação de 37,3%.
Popularidade de Jair Bolsonaro e Lula no DF
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) continua sendo mais popular que o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entre os eleitores do DF. Bolsonaro possui 39,9% das preferências, enquanto Lula tem 27,1%. Em um possível cenário eleitoral, Lula também perderia para Michelle Bolsonaro, que lidera com 30,1% das intenções de voto, contra 27,8% de Lula.
Metodologia da pesquisa:
A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas pessoais entre os dias 29 de junho e 2 de julho, com um total de 1.360 eleitores do Distrito Federal.