Ação conjunta envolve diversas secretarias e órgãos do Distrito Federal para apoiar população em situação de rua
Brasília, 07 de agosto de 2024 – O Governo do Distrito Federal (GDF) realizará uma ação de acolhimento e assistência social às pessoas em situação de rua em diversas áreas públicas de Ceilândia. A iniciativa está programada para as 9h desta quinta-feira (8) e contará com a participação de múltiplas secretarias e órgãos, incluindo Desenvolvimento Social (Sedes), Saúde (SES), Educação (SEE), Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet), Segurança Pública (SSP), Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal), Justiça e Cidadania (Sejus), além do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Novacap, Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab), Departamento de Trânsito (Detran), polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar e o Conselho Tutelar.

As ações fazem parte do Plano de Ação para a Efetivação da Política Distrital para a População em Situação de Rua, coordenado pela Casa Civil do GDF. A DF Legal será responsável pelo desmonte de estruturas das pessoas em situação de rua e pelo transporte dos pertences a locais regulares indicados pelos ocupantes. Se necessário, os objetos pessoais serão levados ao depósito da DF Legal, onde poderão ser retirados sem custo pelo responsável dentro de 60 dias. As pessoas em vulnerabilidade poderão optar por receber atendimento da Sedes e de outras pastas envolvidas.
Ao longo da semana, as secretarias realizaram abordagens sociais e atendimentos prévios para mapear as demandas do público a ser atendido. Inicialmente, a ação focará em pontos que não foram alvo da última semana, especificamente entre as QNNs 01 a 11. Após essa fase, as próximas áreas a serem atendidas incluirão:
- QNM 12, Lote 1
- QNM 12, Lote 24
- QNM 12, Lote 38
- Ponto próximo ao residencial Dom Pedro I, na QNM 12
- QNM 02/04, próximo à Escola Classe 20
- Canteiro Central entre a QNO 11 e QNO 3
- QNO 10, Área Especial B
- QNN 25, Área Especial B
- QNN 39, Conjunto D