' Cartinhas de esperança de crianças do DF para vítimas do desastre no RS – INFFORMA – Informação é tudo!

Cartinhas de esperança de crianças do DF para vítimas do desastre no RS

COMPARTILHAR

(Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília)

Mensagens de amor e apoio são enviadas às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

Brasília, 24 de maio de 2024 – Em meio à tragédia causada pelo desastre natural no Rio Grande do Sul, um gesto de carinho e esperança chegou das mãos de crianças do Distrito Federal. Um pacote repleto de cartas escritas por alunos da Escola Classe 305 Sul foi deixado no Centro de Capacitação Física (Cecaf) do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), durante a triagem das doações enviadas pelos brasilienses para as vítimas.

Mensagens de esperança

As cartas, escritas por crianças do 4º ano, continham palavras de apoio e desenhos cheios de esperança. Helena Souza, de 10 anos, escreveu: “Escrevi que vou sempre pedir a Deus que eles consigam, que logo isso vai passar e eles vão conseguir reconstruir tudo. E espero que, além de doar roupas, água e comida, as pessoas possam doar amor e carinho também, porque nossa professora ensinou que, mesmo nessa situação, o afeto, o amor e o carinho são os melhores presentes que a pessoa pode receber na vida”.

Outro estudante, Carlos de Lima Caetano, de 10 anos, escreveu: “Nunca percam a fé, que um dia vocês vão conseguir recuperar todos os seus bens”. Já Lucas Lacerda Jericó, de 9 anos, reforçou: “Escrevi que eles não precisam ficar ansiosos e tristes, porque nós vamos ajudar”.

Emoção e solidariedade

A agente da Defesa Civil, Benedita Santos, encontrou o pacote e imediatamente mostrou à equipe no Cecaf, que entregou as cartas aos bombeiros. “Foi uma emoção para todo mundo, meu coração se alegrou na hora. É claro que a gente nem abriu as cartas, o pacote continuou fechado, mas imagine toda a fé e carinho que pode ter para uma criança de 10 anos ali”, comentou Benedita. Ela destacou a importância dos pequenos gestos de solidariedade, como escrever cartas e enviar boas vibrações.

Projeto escolar e mobilização

A ação faz parte do projeto “Conhecendo meu Povo, meu País”, desenvolvido pela Escola Classe 305 Sul há 21 anos. O projeto explora as características culturais e folclóricas de cada região. Diante da tragédia no Sul, os alunos foram incentivados pelas professoras a fazer algo mais para ajudar, além das arrecadações.

Mirian Alves Lins, professora idealizadora da entrega das cartas, explicou: “Percebi que as crianças estavam muito sensibilizadas em relação ao que está acontecendo. Aproveitei a aula de ciências onde pude falar do fenômeno El Niño e algumas das causas das enchentes. Além disso, já que a gente tinha que trabalhar o gênero textual carta, por que não de uma forma solidária?”

Ações complementares e participação

Além das cartas, os estudantes realizaram uma apresentação inspirada nos gibis da Turma da Mônica, para sensibilizar e incentivar mais doações entre os colegas. A escola também está realizando uma gincana com premiação para quem arrecadar mais produtos de higiene e água potável.

Os bombeiros visitaram a escola para assistir à apresentação e recolher 70 fardos de água, totalizando 420 litros, que foram doados pela instituição. A diretora da escola, Lilia Batista, destacou a mobilização de toda a comunidade escolar, incluindo pais e comércios locais.

Entrega especial

O comandante do Grupamento de Proteção Civil do CBMDF, capitão Tiago Reichert, garantiu o cuidado ao levar o pacote de cartas pessoalmente à Força Aérea Brasileira (FAB). “Prontamente, a gente já pensou em guardá-las para entregar em mãos ao brigadeiro que estava à frente da operação da FAB”, relatou.

Comitê de emergência

O governador Ibaneis Rocha criou um comitê de emergência para arrecadação de doações destinadas ao Rio Grande do Sul. Coordenado pela primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha, o comitê gerencia a campanha de arrecadação. As doações podem ser entregues nos grupamentos do CBMDF, administrações regionais, estações do Metrô e na Base Aérea de Brasília.

Essas ações solidárias mostram como pequenos gestos de amor e apoio podem fazer uma grande diferença em momentos de crise, trazendo esperança e conforto para aqueles que enfrentam adversidades.

COMPARTILHAR

Leia tambem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *