Primeira noite do evento levou quadrilhas e cultura popular ao Ginásio de Esportes
Brasília, 27 de junho de 2026 – O Candangão Junino 2026 começou na noite de sexta-feira (26) em Santa Maria, reunindo centenas de pessoas no estacionamento do Ginásio de Esportes. Mesmo com as baixas temperaturas, o público compareceu para prestigiar uma das principais competições de quadrilhas juninas do Distrito Federal e Entorno.
A abertura da etapa contou com apresentações de sete grupos juninos, que levaram ao tablado espetáculos marcados por coreografias, figurinos elaborados, música e enredos inspirados nas tradições populares. As performances emocionaram os espectadores e foram bastante aplaudidas ao longo da programação.
Entre os presentes estava a moradora Priscila Moreira da Silva, que destacou a qualidade da organização e das apresentações. Segundo ela, o evento proporcionou um momento de integração entre famílias e valorização da cultura popular, reforçando o desejo de retornar nos próximos dias de programação.
O presidente da Federação de Quadrilhas Juninas do Distrito Federal e Entorno (FEQUAJUDFE), Robson Vilela, conhecido como Fusca, afirmou que a grande participação do público demonstra a força do movimento junino na capital. De acordo com ele, o Candangão Junino vai além da disputa entre grupos, fortalecendo as tradições culturais, incentivando o trabalho das quadrilhas e promovendo a participação da comunidade.
O circuito reúne os principais grupos juninos do Distrito Federal e Entorno em uma programação dedicada à preservação das tradições nordestinas por meio da dança, da música e das manifestações culturais.
O Candangão Junino 2026 é promovido pela Federação de Quadrilhas Juninas do Distrito Federal e Entorno (FEQUAJUDFE), por meio do Termo de Fomento nº 992770/2026, firmado com o Ministério da Cultura, em parceria com a Administração Regional de Santa Maria.





