' Câncer de próstata: Novembro Azul destaca importância do diagnóstico precoce – INFFORMA – Informação é tudo!

Câncer de próstata: Novembro Azul destaca importância do diagnóstico precoce

COMPARTILHAR

(Foto: Sandro Araújo)

Maior conscientização sobre exame de toque e saúde masculina

Da Redação

Brasília, 21 de novembro de 2023 – O Novembro Azul, mês de conscientização sobre o câncer de próstata, realça a relevância do diagnóstico precoce através do exame de toque retal para maiores chances de cura. Embora rápido e indolor, o exame enfrenta barreiras culturais que resultam em piadas ultrapassadas, levando muitos homens a não buscarem atendimento médico, ficando vulneráveis a diversas doenças. A campanha visa promover cuidados gerais com a saúde masculina.

O oncologista da Secretaria de Saúde (SES-DF), Gustavo Ribas, alerta para a existência de outro tipo de câncer, o de testículo, que atinge homens a partir dos 15 anos e não demanda toque retal para rastreamento. Representando 5% dos casos de oncologia urológica, muitos homens descobrem a doença já em estágio avançado, enfrentando medos como impotência sexual e até mesmo a morte.

“Há uma visão cultural restrita que impede os homens de priorizarem sua saúde, derivada de conceitos passados sobre masculinidade. O receio de dor, a falta de expressão de sentimentos e a falsa sensação de invulnerabilidade são comuns”, explica o médico.

Procurar ajuda médica ainda é minoria

Em 2023, apenas 34% dos homens procuraram consultas de atenção primária na SES-DF, que são realizadas em unidades básicas de saúde (UBSs). Esse número cai para 28% entre os homens de 20 a 59 anos, segundo dados do Ministério da Saúde para todo o país.

Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Urologia revela que apenas 32% dos homens acima de 40 anos estão muito preocupados com sua saúde e 46% só buscam ajuda médica quando apresentam sintomas, um número que aumenta para 58% quando o acesso à saúde é exclusivamente pelo SUS.

A síndrome do super-herói, a ideia de imunidade às doenças, impede até mesmo os que buscam ajuda médica de expressarem suas queixas, especialmente as de natureza íntima, relatou a médica de família e comunidade Fabiana Fonseca.

Diagnóstico precoce salva vidas

O diagnóstico tardio do câncer de próstata é preocupante: 45% dos casos já são detectados em estágio avançado. Em 2022, o Brasil registrou 16.292 óbitos pela doença, sendo 165 no DF em 2022 e 103 até agosto de 2023. Estima-se 460 casos novos ao ano entre 2023 e 2025. O diagnóstico precoce oferece chances de cura acima de 90%.

“A estratégia de rastreamento e diagnóstico precoce por avaliação médica regular é exitosa”, destaca o oncologista Gustavo Ribas.

Acolhimento e acesso aos cuidados de saúde

A campanha Novembro Azul busca um ambiente acolhedor para os homens, com profissionais de saúde preparados para atender desde queixas iniciais até exames detalhados, incluindo o de toque retal, se necessário. Na rede de 175 UBSs do DF, homens têm acesso a diversos serviços de atenção primária.

Não há pré-requisitos para ser atendido nas UBSs, apenas é necessário documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência e, se disponível, o cartão nacional do SUS. É possível localizar a UBS de referência pelo InfoSaúde.

COMPARTILHAR

Leia tambem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *