Iniciativa da Secretaria da Mulher busca conscientizar sobre a violência de gênero nos terminais e rodoviária do DF
Da Redação
Brasília, 10 de dezembro de 2023 – A partir do dia 12, a população que frequenta a Rodoviária do Plano Piloto e diversos terminais de ônibus do Distrito Federal será abordada com informações e orientações cruciais sobre o combate e denúncia da violência de gênero. A campanha “Mulher, não se cale!”, promovida pela Secretaria da Mulher (SMDF) em parceria com o Instituto Inside Brasil, tem o objetivo de conscientizar sobre essa questão que afeta milhares de mulheres anualmente.
Inserida nas ações do Governo do Distrito Federal para lidar com uma das maiores violações dos direitos humanos, a campanha se foca na violência doméstica e familiar, contemplando as esferas física, psicológica, sexual, patrimonial e moral, como definidas pela Lei Maria da Penha. Esses tipos de violência podem acarretar sérios danos à saúde e à dignidade das vítimas e, em casos extremos, até mesmo resultar em morte.
A estratégia da campanha é levar informação e conscientização às mulheres frequentadoras da Rodoviária do Plano Piloto e terminais de ônibus do Setor O e Setor QNQ/QNR em Ceilândia, bem como percorrer outras regiões do Distrito Federal, como Brazlândia, Gama Central, Planaltina, Samambaia Sul e Norte, Sobradinho, Santa Maria Sul, Guará, Riacho Fundo e Riacho Fundo II, com ações culturais em feiras de Planaltina, Guará e Vicente Pires.
Além de encorajar as mulheres que sofrem ou testemunham essas violências a não se calarem e denunciarem os agressores, a campanha pretende sensibilizar terceiros, permitindo denúncias anônimas. O número para denúncia é o 180, que opera 24 horas por dia, com ligação gratuita. As mulheres também têm à disposição órgãos especializados, como delegacias da mulher, centros de referência e a Casa Abrigo.
Para a secretária da mulher, Giselle Ferreira, campanhas em locais de grande circulação têm o poder de envolver a comunidade e mobilizar esforços coletivos na luta contra a violência doméstica. “A informação empodera as mulheres. Comunicar sobre as diferentes formas de violência é uma forma de romper o ciclo de violência em que muitas mulheres estão inseridas”, destaca.
O secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Flávio Murilo Prates, ressaltou a relevância da campanha para os usuários do transporte público coletivo. “A Semob tem realizado campanhas de combate ao assédio e à importunação sexual dentro dos ônibus e uma campanha mais abrangente, como esta da Secretaria da Mulher, nas rodoviárias e estações do Metrô, permite que mais pessoas se informem e conscientizem sobre a necessidade de combater e denunciar todo tipo de violência contra a mulher”, afirmou.
O lançamento da campanha “Mulher, não se cale!” será às 10h, na Rodoviária do Plano Piloto, e a iniciativa terá duração até o dia 3 de fevereiro de 2024. Durante esse período, diversas ações serão realizadas, como distribuição de materiais informativos, exposição de cartazes e banners, entre outras atividades.
“Mulher, não se cale!”
A primeira fase da campanha foi realizada em parceria com o Metrô-DF, entre 28 de agosto e 27 de outubro deste ano, na Estação do Metrô Galeria. A ação teve alcance direto a aproximadamente 100 mil usuários do metrô e a 130 mil pessoas indiretamente, promovendo a conscientização e prevenção da violência contra a mulher com ações presenciais em cinco estações e comunicação visual nos trens de 18 estações do Metrô-DF.