Arrecadação triplica meta inicial e beneficia população vulnerável do Distrito Federal
Brasília, 19 de julho de 2024 – Mais de 20 mil itens de inverno foram arrecadados até esta quarta-feira (17) na Campanha do Agasalho Solidário 2024, promovida pela Chefia-Executiva de Políticas Sociais do Governo do Distrito Federal (GDF). Este número é quase três vezes superior à meta inicial, refletindo o forte engajamento da população, do setor público e da sociedade civil em mais uma edição da campanha, que visa ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade durante o frio.

“Com imensa gratidão, encerramos a quinta edição da Campanha do Agasalho Solidário”, declarou a primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha, idealizadora da campanha. “A solidariedade dos brasilienses resultou em mais de 20 mil itens arrecadados este ano. A generosidade de todos fará deste inverno um período mais acolhedor para milhares de pessoas.”
Até esta sexta-feira (19), cerca de 15 mil artigos já foram distribuídos para instituições sociais que atendem a população mais vulnerável. As entregas ocorreram em regiões como Sol Nascente/Pôr do Sol, Estrutural, Arapoanga, Samambaia e Ceilândia, e continuarão nos próximos dias, focando nas áreas mais necessitadas.
A arrecadação começou em maio, com o GDF recebendo doações de mantas, cobertores, casacos, meias, luvas, gorros e roupas de inverno para adultos e crianças em diversos pontos de coleta. Administrações regionais, batalhões da Polícia Militar, grupamentos do Corpo de Bombeiros Militar, unidades do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), centros Pop e o Palácio do Buriti foram locais de entrega das doações.
Combate ao frio
Nas quatro edições anteriores, a Campanha do Agasalho Solidário arrecadou mais de 51 mil itens. Com as doações expressivas deste ano, a iniciativa ultrapassa 71 mil artigos recebidos e doados para os mais necessitados no Distrito Federal.
A campanha faz parte de uma série de medidas do GDF para combater o frio, como a abertura de espaços públicos para acolher pessoas em situação de rua durante a noite, na chamada Ação contra o Frio, e a campanha Enquanto o Frio Não Vem, que também recolheu e distribuiu artigos de inverno. As ações são coordenadas pelas secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes) e Justiça e Cidadania (Sejus).