Última reunião do ano aprova recursos e diretrizes
Da Redação
Brasília, 22 de dezembro de 2023 – A Câmara de Compensação Ambiental e Florestal (CCAF) do Instituto Brasília Ambiental concluiu o ano com sua última reunião ordinária. Na pauta, a destinação de recursos de compensação florestal no valor de R$ 735.293,65, e decisões administrativas, todas aprovadas.
Os recursos, destinados à aquisição de imagens de satélite de alta resolução espacial, serão essenciais para a elaboração das bases da ferramenta Análise Dinamizada do Sistema Cadastro Ambiental Rural (CAR). A reunião, presidida por Valterson da Silva, secretário-executivo do Instituto, ocorreu na sala de reuniões do 4º andar da sede da autarquia.
O CAR é um registro público eletrônico obrigatório para imóveis rurais, integrando informações ambientais das propriedades. Essa base de dados é fundamental para o controle, monitoramento, planejamento ambiental, econômico e combate ao desmatamento.
O primeiro ponto da pauta foi a aprovação do calendário de reuniões de 2024, com seis encontros ordinários marcados para os dias 22/2, 25/4, 23/6, 25/8, 17/10 e 12/12 do próximo ano. O segundo ponto aprovado foi a prorrogação do Plano de Diretrizes Orçamentárias para Destinação de Recursos de Compensação Ambiental (PDAR) para o triênio 2024/2026.
O PDAR estabelece diretrizes para a aplicação dos recursos da Compensação Ambiental no Distrito Federal, direcionando a destinação desses recursos para a implantação e gestão de unidades de conservação, conforme previsto na Lei Complementar nº 827/2010.
Além do secretário-executivo do Instituto, gestores da CCAF e superintendentes, a reunião contou com a presença de representantes de entidades como a Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema), Universidade de Brasília (UnB) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio).