' Caesb amplia redes coletoras de esgoto no Riacho Fundo – INFFORMA – Informação é tudo!

Caesb amplia redes coletoras de esgoto no Riacho Fundo

COMPARTILHAR

Obras concluídas beneficiarão a comunidade e evitarão extravasamento de esgoto

Da Redação

Brasília, 30 de janeiro de 2024 – A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) concluiu as obras de ampliação das tubulações das redes coletoras de esgoto no Riacho Fundo. Iniciados no início deste mês, os trabalhos foram finalizados para atender ao pedido da comunidade local e melhorar a qualidade de vida na região.

O presidente da Caesb, Luís Antônio Reis, destacou a importância da obra para garantir a saúde pública em uma localidade em constante crescimento. As novas redes coletoras não só evitarão o extravasamento do esgoto como também facilitarão o trabalho preventivo das equipes de manutenção.

O investimento total na obra foi de R$ 324 mil e envolveu a construção de 480 metros de tubulação em PVC de 200 mm de diâmetro. As áreas beneficiadas incluem as quadras CLS 4 (conjuntos 4A, 4B, 4C, 4D), QS 4 (conjuntos 2, 4, 6, 8 e 10) e QS 14 (conjuntos 2A, 4A, 6A, 8A e 10A).

Além das tubulações, foram construídos poços de visita (PVs) com menor distanciamento entre cada um, facilitando futuras manutenções necessárias ao sistema. A Caesb reforça a importância de evitar o descarte inadequado de resíduos sólidos nas redes de esgoto, que são projetadas para receber apenas os resíduos produzidos pelos imóveis.

A companhia destaca que o mau uso da rede de esgoto com o descarte inadequado de resíduos sólidos é a principal causa de extravasamentos. Em 2023, as equipes de manutenção da Caesb realizaram 44 mil desobstruções, lavaram 600 mil metros de rede e retiraram 850,75 toneladas de detritos das tubulações.

Para 2024, estão previstos investimentos de R$ 250 milhões em todo o Distrito Federal, visando ampliar o acesso à água e ao esgotamento sanitário e aprimorar o atendimento à população. Já estão em andamento diversas obras, incluindo a ampliação da reservação e transferência de água na Estação de Tratamento de Água (ETA) Lago Norte, aumento da produção de água na região de Brazlândia, e reformas nas barragens do Descoberto e de Santa Maria.

COMPARTILHAR

Leia tambem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *