Evento gamer movimenta economia e valoriza inovação e inclusão digital no DF
Brasília, 19 de maio de 2025 – Encerrado no último domingo (18), o Brasília Game Festival (BGF) registrou um marco histórico ao atrair mais de 70 mil pessoas em três dias no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Em sua terceira edição, o evento foi promovido pelas secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF) e Esporte e Lazer (SEL-DF), com apoio do Instituto Conecta Brasil, e teve impacto direto nos setores de turismo, alimentação, serviços e tecnologia da capital.
Consolidado como o maior festival gamer do Centro-Oeste, o BGF ofereceu uma programação variada, com campeonatos, experiências interativas, exposições e iniciativas voltadas à inclusão e inovação no universo dos jogos eletrônicos. Com ingressos esgotados em dois dos três dias, o festival reafirmou a crescente importância da cultura gamer no Distrito Federal.
Um dos pontos altos foi a realização da Liga NFA, principal circuito independente de e-sports no Brasil, reunindo 12 equipes em partidas de Free Fire que empolgaram o público.
Outra atração de destaque foi o projeto GameChanger, idealizado pelo DJ Alok, com torneios inclusivos, estações de jogos livres e o sorteio de uma viagem com ingresso para o show Áurea Tour, em São Paulo.
O evento também foi palco para o fomento ao desenvolvimento de jogos locais, com 54 estúdios do DF apresentando seus trabalhos e protótipos. Além disso, os visitantes puderam curtir áreas temáticas com games clássicos, consoles de grandes marcas como Xbox, PlayStation e Nintendo, e competições de títulos populares como League of Legends, Counter Strike 2, Just Dance e Valorant.
Para o secretário da Secti-DF, Leonardo Reisman, o sucesso do festival reafirma o DF como referência nacional: “Mostramos que Brasília pode ser protagonista na cultura gamer. Superamos as expectativas, promovemos inclusão, e abrimos portas para a inovação e criatividade entre os jovens”.