Operação faz parte das ações do Maio Amarelo e intensifica a fiscalização nas vias do DF
Brasília, 7 de maio de 2025 – Na noite desta terça-feira (6), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizou uma blitz em Ceilândia, das 22h à meia-noite, com foco na segurança viária e prevenção de acidentes. Durante a operação, 103 motoristas foram abordados. Oito deles foram autuados por dirigir sob influência de álcool, outros oito por não possuírem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), seis por escapamento irregular, três por estarem com a CNH vencida há mais de 30 dias e oito por outras infrações diversas. Sete veículos foram recolhidos ao depósito e um condutor foi encaminhado à delegacia por porte ilegal de arma.
A blitz integra a campanha Maio Amarelo, que tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito. Entre os dias 30 de abril e 4 de maio, o Detran-DF realizou diversas ações em Águas Claras, Areal, Ceilândia, Planaltina, Plano Piloto, Sobradinho, Sol Nascente e Taguatinga. Nesse período, foram abordados 1.550 condutores e aplicados 1.330 testes de etilômetro.
Como resultado, 182 motoristas foram autuados por dirigirem sob efeito de álcool, 40 por serem inabilitados, 42 por escapamento irregular, 28 com CNH vencida, quatro com o direito de dirigir suspenso e 130 por outras infrações. Ao todo, 73 veículos foram removidos ao depósito.
As ações seguem ao longo do mês, com foco em reduzir comportamentos de risco e promover um trânsito mais seguro em todo o Distrito Federal.