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Beneficiários do Cartão Prato Cheio precisam retirar e desbloquear os cartões

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(Foto: Flávio Anastácio/Sedes)

Sedes alerta para 841 beneficiários em situação de insegurança alimentar

Brasília, 26 de abril de 2024 – A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) adverte que 841 beneficiários ainda não retiraram o Cartão Prato Cheio nas agências do Banco de Brasília (BRB) ou têm os cartões pendentes de desbloqueio. Estes cidadãos, que se encontram em situação de insegurança alimentar e nutricional, solicitaram o benefício nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e foram contemplados, mas ainda não utilizaram o crédito de R$ 250 para compra de alimentos devido à não retirada ou desbloqueio do cartão.

Estes 841 beneficiários foram contemplados em março deste ano, e o prazo para retirada do cartão nas agências do BRB se estende até o dia 8 de maio. Conforme a legislação do programa, o beneficiário tem dois meses, contados a partir da disponibilização na agência bancária, para buscar e desbloquear o cartão. Caso contrário, perderá o benefício e precisará fazer uma nova solicitação no Cras.

“A família que foi contemplada e não retira o cartão deixa de receber o auxílio do Cartão Prato Cheio e ainda ocupa o lugar de outras famílias que também estão em situação de insegurança alimentar e nutricional e aguardam na fila para serem contempladas”, destaca a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.

Além disso, outras 664 pessoas estão na mesma situação, com cartões pendentes de retirada/desbloqueio que foram contempladas neste mês de abril. O vencimento destes cartões será em 5 de junho.

O Cartão Prato Cheio atualmente atende 100 mil famílias, com um ciclo de nove meses de pagamento do benefício. Para saber se foi contemplado e onde buscar o cartão, o cidadão deve acessar o site do GDF Social, inserindo CPF e data de nascimento da pessoa cadastrada.

O desbloqueio do cartão pode ser realizado no caixa eletrônico da agência bancária ou pelo aplicativo do BRB. Assim que é contemplada, a família recebe o crédito, que é acumulativo. Ou seja, se o cidadão recebe há dois meses e não utilizou o recurso, o crédito referente aos dois meses estará disponível.

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