' Bancos de leite humano do DF passam por qualificação para atender recém-nascidos – INFFORMA – Informação é tudo!

Bancos de leite humano do DF passam por qualificação para atender recém-nascidos

COMPARTILHAR

Programa de Certificação Fiocruz busca fortalecer Rede Global de Bancos de leite humano no Brasil

Da Redação

Brasília, 12 de dezembro de 2023 – No Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib), gestores de hospitais da Secretaria de Saúde (SES-DF) participaram do primeiro workshop de implantação do Programa de Certificação Fiocruz de Bancos de Leite Humano (PCFioBLH). A iniciativa visa fortalecer a Rede Global de Bancos de Leite Humano, fundamental para recém-nascidos de risco.

Mais de 230 bancos de leite humano no Brasil serão qualificados para aprimorar a saúde dos bebês e reduzir doenças crônicas ao longo da vida, afirma a pediatra Miriam Santos da Comissão Nacional de Bancos de Leite Humano. A iniciativa visa melhorar o trabalho dos profissionais da Rede BLH.

O Distrito Federal, referência nesse segmento por contar com bancos de leite humano há 45 anos, oferece leite com qualidade certificada e serviços voltados ao aleitamento materno, além de auxiliar mães nesse processo.

A coordenadora de Políticas de Aleitamento Materno da SES-DF, Mariane Curado, destaca que os BLHs são compostos por equipes multiprofissionais que contribuem para uma sociedade mais justa e solidária, preocupada com a segurança alimentar.

Certificação no DF

A decisão de qualificar os bancos de leite a partir de Brasília decorre do sucesso da Rede de BLH do DF em garantir acesso e autossuficiência em leite humano para recém-nascidos internados. O programa de certificação envolve a visita dos auditores para avaliação, com expectativa de certificação no início de 2024.

Bombeiros, parceria valiosa

A parceria entre a Rede de Bancos de Leite Humano do DF e o Corpo de Bombeiros Militar existe há 34 anos, facilitando a doação ao permitir que uma equipe da corporação vá até a doadora. Durante o workshop, a comandante-geral do CBMDF, Monica de Mesquita Miranda, foi homenageada por seu papel como doadora e pela parceria com a rede BLH.

O secretário adjunto de Assistência, Luciano Agrizzi, enfatiza a importância das parcerias para a melhoria da Rede de Banco de Leite Humano e destaca a necessidade de qualificar e capacitar os profissionais para melhor atender à população.

COMPARTILHAR

Leia tambem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *