' Amamentação sem dor: dicas de especialista para uma sucção mais eficiente e confortável – INFFORMA – Informação é tudo!

Amamentação sem dor: dicas de especialista para uma sucção mais eficiente e confortável

COMPARTILHAR

Flávia Puccini, fonoaudióloga, consultora de amamentação e especialista de Philips Avent, ensina truques para garantir amamentação segura para mães e bebês

Considerado o melhor alimento para os bebês, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a amamentação aconteça pouco após o nascimento, ainda nos primeiros 60 minutos de vida. Ainda de acordo com as orientações, os bebês devem ser alimentados exclusivamente com leite materno até os 6 meses, já que contém todos os nutrientes e a hidratação necessária para o crescimento saudável, além de fortalecer o sistema imunológico e reduzir o risco de infecções.

A amamentação pode gerar dúvidas e inseguranças nas mães, que precisam identificar se o bebê não está fazendo a sucção correta para evitar dores na amamentação e garantir que ele esteja recebendo leite de forma eficiente. A fonoaudióloga, consultora de amamentação e especialista da Philips Avent, Flávia Puccini, ensina a entender os sinais de que a sucção não está ocorrendo de forma correta.

“A dor na amamentação nunca deve ser normalizada. Ela é o primeiro e mais importante sinal de que algo não vai bem. Quando a mãe sente dor ao amamentar, esse desconforto precisa ser investigado, pois indica que a pega ou a sucção podem estar inadequadas. Outros sinais de alerta incluem mamadas muito longas, acima de 30 minutos e sem pausas efetivas de deglutição; mamadas muito curtas, em que o bebê inicia e logo adormece, sem mamar de forma eficiente; intervalos muito curtos entre as mamadas, mesmo em livre demanda; ruídos ou estalos durante a mamada; leite escapando pela comissura labial; bebê soltando o peito com frequência; e mama que não é esvaziada adequadamente após a mamada. Nesses casos, é fundamental buscar a orientação de um profissional especializado para ajustar a técnica e garantir uma amamentação segura, eficiente e sem dor.”, orienta.

Além de garantir a nutrição completa e mais conforto para a mãe, a sucção eficiente ajuda a fortalecer os músculos orofaciais, fundamentais para o desenvolvimento da fala, da mastigação e da deglutição. “Ao nascer, a sucção é um reflexo primitivo e essencial para a sobrevivência. Com o passar do tempo e a repetição dos movimentos, esse reflexo vai se tornando voluntário, à medida que o bebê ganha maturidade neuromotora.”, explica a especialista.

Para garantir a pega correta, a especialista ensina dicas de posições e estímulos. “A mãe deve buscar uma posição confortável, com boa sustentação para as costas e os braços. O uso de almofadas pode ajudar a apoiar o bebê, evitando tensões e promovendo relaxamento. O bebê deve estar barriga com barriga com a mãe, com cabeça, pescoço e tronco alinhados. Essa posição anatômica facilita tanto a pega correta quanto os movimentos coordenados de sucção, deglutição e respiração.”

A especialista ainda sugere estimular a abertura ampla da boca antes da pega, tocando suavemente o lábio superior com o mamilo até que o bebê abra bem a boca. Isso evita que ele abocanhe apenas o mamilo, o que pode causar dor e machucados, além de prejudicar a extração do leite.

“É fundamental também cuidar da saúde emocional da mãe. Descanso, hidratação e apoio fazem toda a diferença na amamentação.”, completa.

A Philips Avent, marca número 1 em recomendação das mães e uma das pioneiras em puericultura no mundo, traz produtos que são facilitadores da maternidade, tornando a amamentação menos desafiadora para as mães. Para aliviar o desconforto nos seios, as ThermoPads Philips Avent podem ter uso frio para amenizar a dor em seios doloridos ou uso morno para estimular o fluxo do leite antes da alimentação.

Já as Conchas para seios Philips Avent protegem os mamilos doloridos ou rachados, pois evita o contato com a roupa e permite a passagem de fluxo de ar, proporcionando uma recuperação mais rápida dos mamilos. O silicone do material é macio e suave nos seios, fazendo uma leve pressão que ajuda a aliviar a dor nos casos de ingurgitamento (mais conhecido como leite empedrado). A capa da concha também coleta o leite em excesso e evita o vazamento na roupa.

Outro item indispensável na bolsa maternidade é o Absorvente Descartável para Seios Philips Avent que ajuda a manter a pele e as roupas secas, prevenindo irritações. Com alta capacidade de absorção, promove maior confiança e segurança no dia a dia, permitindo que a mãe se concentre no vínculo com o bebê sem preocupações com pequenos imprevistos.

 

COMPARTILHAR

Leia tambem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *