' Ações integradas contra a dengue movimentam Ceilândia e Vila Planalto – INFFORMA – Informação é tudo!

Ações integradas contra a dengue movimentam Ceilândia e Vila Planalto

COMPARTILHAR

SLU recolhe 130 toneladas de resíduos em Ceilândia

Da Redação

Brasília, 19 de janeiro de 2024 – Nesta quinta-feira (18), o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) esteve em ações integradas promovidas pelo Governo do Distrito Federal (GDF) para combater a dengue, concentrando esforços nas regiões de Ceilândia e Vila Planalto.

Em Ceilândia, no Setor O, o SLU mobilizou 30 garis que, em conjunto com agentes de Vigilância Ambiental e colaboradores da administração local, realizaram serviços de catação, coleta de entulhos e coleta de inservíveis na Quadra 5/7. O resultado foi expressivo, com a remoção de 130 toneladas de resíduos. Entre os materiais recolhidos, entulhos e pneus apresentavam acúmulo de água, representando potenciais focos para os mosquitos transmissores da dengue.

O diretor-presidente do SLU, Silvio Vieira, enfatizou a importância da colaboração da população: “Por causa do aumento dos casos de dengue, o SLU está intensificando as ações de coleta e remoção de lixo e entulho descartados irregularmente. A população é fundamental nesse processo. Não existe motivo para jogar lixo e entulho nas ruas, pois o DF conta com mais de 880 equipamentos públicos para o descarte correto.”

Na Vila Planalto, a atividade conjunta envolveu Vigilância Ambiental e Administração Regional do Plano Piloto. Garis do SLU recolheram aproximadamente 12 m³ de entulhos, volumosos e materiais inservíveis das ruas da Vila Planalto. Além disso, houve a lavagem de paradas de ônibus, com atenção especial à parte superior dos abrigos, propensa ao acúmulo de água da chuva.

Agentes da Vigilância Ambiental inspecionaram residências, identificando e eliminando possíveis focos do mosquito da dengue. Mobilizadores do SLU também conduziram orientação porta a porta sobre a destinação correta do lixo doméstico e a importância da coleta seletiva.

O administrador do Plano Piloto, Valdemar Medeiros, ressaltou a necessidade do engajamento comunitário: “É muito importante o comprometimento da comunidade, que deve manter todos os cantos das residências livres de possíveis locais propícios à proliferação dos mosquitos.”

As ações integradas de combate à dengue nessas regiões continuam nesta sexta-feira (19).

COMPARTILHAR

Leia tambem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *