Iniciativa conjunta vai ofertar serviços e auxílio de R$ 600 em 12 pontos da região central
Brasília, 12 de maio de 2025 – A partir das 9h desta terça-feira (13), o Governo do Distrito Federal (GDF) dará início a uma ampla ação de acolhimento e assistência social voltada para pessoas em situação de rua que ocupam 12 endereços do Plano Piloto. A força-tarefa envolve diversas secretarias e órgãos do GDF e pretende oferecer serviços nas áreas de saúde, educação, qualificação profissional, habitação e assistência social, além de orientações sobre cuidados com animais domésticos e apoio ao deslocamento interestadual.
Durante a ação, será disponibilizado um auxílio emergencial de R$ 600 para pessoas que não possuem condições de arcar com aluguel. Também serão ofertadas vagas em abrigos, acesso ao programa RenovaDF, que oferece capacitação profissional, e cadastro para unidades habitacionais.
Após a oferta dos serviços, a DF Legal será responsável por desmontar estruturas improvisadas e organizar o transporte dos pertences aos locais indicados pelos ocupantes. Caso não haja local definido, os itens serão levados a um depósito público, onde poderão ser retirados sem custo no prazo de até 60 dias.
A iniciativa é resultado de um trabalho prévio de mapeamento social, realizado ao longo da semana por equipes das secretarias envolvidas, com objetivo de identificar demandas específicas da população atendida.
Locais da operação:
-
Via N2 – em frente à 5ª DP
-
Via N2 – balão próximo à 5ª DP
-
Setor Hoteleiro Norte – Quadra 2
-
SGAN 908 – fundos do UniCeub
-
SGAN 910 – fundos do Colégio Sigma
-
SGAN 913 – muro do Colégio Pódium
-
SQNW 310/510 – área verde
-
SQNW 311 – área verde em frente ao comércio 10/11
-
SQS 306 – área verde entre as quadras 306/307
-
SGAS 612 – Unidade Básica de Saúde 01
-
Parque da Cidade – entre os estacionamentos 10 e 11
-
Parque da Cidade – próximo ao estacionamento 8